EUA: Cientistas transformam esterco de vaca em bioplástico

Um professor da Universidade de Idaho, nos EUA, está liderando uma equipe que está progredindo no que eles chamam de "recuperação de recursos". Eles descobriram uma forma de transformar esterco fermentado de vaca e bactérias de uma planta local de tratamento de água residual em algo útil - plástico.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Um professor da Universidade de Idaho está liderando uma equipe que está progredindo no que eles chamam de “recuperação de recursos”.

“Há carbono e elétrons, então, há muito valor que não foi recuperado”, disse o professor de engenharia civil, Erik Coats. “A ideia por trás da pesquisa que conduzimos é: ‘como capturamos o valor dos resíduos?’”

Coats e sua equipe de estudantes de graduação gastaram grande parte de seu tempo na fazenda leiteira da universidade. Eles descobriram uma forma de transformar esterco fermentado de vacas e bactérias, de uma planta local de tratamento de água residual, em algo útil – plástico. O plástico se assemelha a um “saquinho de plástico”, como classificou Coats.

Ele vem trabalhando no bioplástico há quase cinco anos e acredita que o futuro parece promissor, tanto ambientalmente, como economicamente. Ele espera começar a vender a tecnologia às fazendas leiteiras a partir de 2018.

Coats espera que, um dia, esse plástico “biorenovável” não precise ser colocado em aterros sanitários. “No dia do lixeiro, ele pode ser colocado em uma estação de reciclagem, seja novamente exposto às bactérias para fazer mais plásticos”.

Esse conceito pode também ser a solução para o problema do descarte de soro de leite ácido da indústria de iogurte grego.

A reportagem é do Dairy Herd, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?