De acordo com o último relatório sobre a seca, o Drought Monitor, 57% dos Estados Unidos (48 estados contíguos da parte central da América do Norte, e o distrito de Colúmbia, sem incluir o Alasca nem o Havaí) está em uma seca moderada ou pior.
Com déficits de umidade se acumulando nos principais estados agrícolas, alguns estão se questionando se o dust bowl ocorrerá em um futuro iminente. Atualmente, 36% do Kansas e 77% de Nebraska estão em uma seca excepcional. Essas porcentagens não mudaram em cinco meses.
Os meteorologistas estão monitorando de perto a seca e alguns estão preocupados com o que acontecerá se 2013 terminar sendo outro ano seco. “Eu me atreveria a dizer que se tivermos mais uma primavera e um verão realmente secos em 2013, começaremos a ter secas semelhantes às dos anos 30 e 50”, disse o meteorologista Andy Kleinsasser, do Serviço Nacional do Clima.
Muitas áreas do Kansas precisam de 127 a 228 milímetros a mais de umidade além do normal para extinguir a seca. Entretanto, uma boa chuva não vai resolver isso.
Entretanto, Kansas e Nebraska não são os únicos estados que estão lidando com a seca. A seca agora se disseminou para outras áreas, incluindo Texas (8% de seca excepcional), Oklahoma (40% de seca excepcional) e Dakota do Sul (30% de seca excepcional). A seca extrema também afetou algumas áreas de Minnesota e Iowa.
Embora a previsão possa ser ruim, Brian Fuchs, climatologista do Centro Nacional de Mitigação da Seca da Escola de Recursos Naturais da Universidade de Nebraska, disse que os sistemas climáticos podem ainda trazer o alívio necessário.
“Com o clima, acho que todos são sabem o suficiente para saber que nada é definitivo, vimos uma enchente de 100 anos na Bacia Missouri após uma seca histórica. Temos que ver as duas extremidades do espectro”, disse Fuchs. Apesar disso, ele encorajou os produtores rurais a fazer um planejamento caso a seca continue enquanto monitoram as condições.
A reportagem é do www.dairyherd.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.