Os produtos lácteos têm um importante papel nos países em desenvolvimento e um novo estudo mostrou que o leite na Índia é melhor que o chá como uma ferramenta para conter a obesidade e desenvolver menos gordura abdominal.
O estudo, publicado no jornal PLOS ONE, avaliou o Índice de Massa Corpórea (IMC), a circunferência da cintura e os hábitos dietéticos de mais de 6.000 homens e mulheres que vivem na Índia. Os pesquisadores concluíram que as pessoas que consumiam pelo menos uma porção de leite “puro” por dia tinham menos chances de ter maior circunferência na cintura do que aqueles que não consumiam.
“A associação independente sugere que a alta ingestão de leite puro pode reduzir os riscos de obesidade em adultos indianos”, concluíram os pesquisadores.
Essa não é a primeira vez que o leite foi associado com cinturas mais finas. Uma pesquisa feita por pesquisadores da Laval Universiy, em Quebec, no Canadá, e publicado no Journal of the American College of Nutrition, já tinha mostrado que a ingestão insuficiente de cálcio/lácteos pode ser parte do problema por trás da crise de obesidade. Além disso, um estudo feito por pesquisadores suíços e publicado no jornal Cell Metabolism mostrou que uma das chaves das propriedades de se perder peso dos lácteos pode ser o ribosídeo de nicotinamida, um ingrediente de ocorrência natural do leite (veja matéria relacionada).
A reportagem é do Dairy Herd, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint.
Estudo: Leite ajuda conter obesidade e gordura abdominal na Índia
Um novo estudo sugere que a ingestão de leite puro pode reduzir os riscos de obesidade em adultos indianos. Essa não é a primeira vez que o leite foi associado com cinturas mais finas, pois pesquisas desenvolvidas no Canadá e na Suíça já tinham mostrado que a ingestão insuficiente de cálcio/lácteos pode ser parte do problema por trás do desenvolvimento de gordura abdominal e da obesidade.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.