Um novo estudo mostra que o consumo diário de produtos lácteos ajuda a proteger contra o desenvolvimento de síndrome metabólica, especialmente a obesidade abdominal.
O estudo avaliou mais de 7.200 adultos sul-coreanos entre idades de 40 e 69 anos. Os pesquisadores descobriram que os participantes que consumiram produtos lácteos pelo menos duas vezes por semana reduziram de forma significativa o risco de desenvolver síndrome metabólica.
“Quanto mais frequentemente o leite foi consumido, menor o risco de obesidade abdominal e síndrome metabólica”, disseram os pesquisadores no artigo publicado no Journal of Korean Medical Science.
Entretanto, embora os pesquisadores tenham descoberto uma associação entre os lácteos e a redução do risco de obesidade abdominal em cidadãos sul-coreanos de meia-idade, estudos futuros deverão ser feitos para avaliar a relação entre o consumo de produtos lácteos e o risco de outros componentes da síndrome metabólica, como risco de doença arterial coronariana, derrame e diabetes tipo 2.
Outros estudos descobriram benefícios similares do consumo regular de produtos lácteos, incluindo tratamento de obesidade, combate a osteoporose, prevenção de diabetes tipo 2, redução dos riscos de derrame e redução dos riscos de doença cardíaca. Um estudo divulgado no começo desse ano descobriu que os queijos também reduzem a chance de desenvolvimento de cárie dentária.
A reportagem é do Dairy Herd, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.