ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial Consultorias, Via Verde: "Atendemos atualmente 92.800 litros de leite diários"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/11/2015

5 MIN DE LEITURA

3
0
O MilkPoint está lançando o Especial Empresas de Consultorias para conhecer quais são as empresas brasileiras que hoje prestam consultoria no campo, onde atuam, quais são os desafios atuais, como fazem o acompanhamento dos clientes, entre outros.

A primeira empresa participante do projeto é a ViaVerde, com sede em Ribeirão Preto/SP, idealizada no ano 2000 por profissionais da ESALQ/USP. A empresa é formada por uma equipe multidisciplinar de 20 profissionais com refinada capacidade técnica, visão sistêmica e comprometimento com o resultado. São especialistas de formação em Engenharia Agronômica, Zootecnia, Administração de Empresas, Contabilidade e Técnico Agrícola prontos a apoiar desde a elaboração do projeto até a implementação das melhores práticas agrícolas, com criatividade, inovação e confiança. Confira abaixo a entrevista: 
 
MilkPoint - Quando foi criada a empresa, quais são as áreas de atuação e em qual(s) localidade (s) atuam?

ViaVerde: “A ViaVerde foi fundada em Janeiro de 2000, iniciando os seus trabalhos de consultoria com o foco em pecuária e cafeicultura. Atualmente além destas áreas atua também com consultoria em fruticultura, olericultura, bioenergia, ovinocultura, produção de grãos, auditoria e certificação, inspeções e laudos para seguradoras, projetos técnicos para a captação de recursos junto às instituições financeiras, projetos ambientais e gestão de empreendimentos agrícolas. Trabalhamos atualmente em 17 estados do Brasil (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, GO, MS, MT, PI, CE, RO, AM,PA, BA e AL)”.

MilkPoint - Quantos profissionais fazem parte do quadro da empresa e qual é o perfil desses profissionais?

ViaVerde: “Nossa equipe é composta atualmente por 16 Engenheiros Agrônomos, 01 Zootecnista, 02 Técnicos em Agropecuária, 02 Contadores, 01 Engenheira Ambiental, 01 Veterinário, 01 Administrador de Empresas, 03 Auxiliares de Escritório”.

MilkPoint - Quais as vantagens e desvantagens de atuar em uma empresa de consultoria x trabalhar de forma autônoma?

ViaVerde: “Consideramos que a principal vantagem de atuar em uma empresa de consultoria e com uma equipe multidisciplinar é poder compartilhar e trocar experiências. Desta forma, conseguimos atender os nossos clientes com uma visão sistêmica e oferecer soluções de forma inovadora em vários segmentos. Temos vários clientes que possuem mais de uma cultura/atividade na mesma propriedade. A principal desvantagem de trabalhar de forma autônoma é o profissional acabar sendo absorvido pelo meio no qual está inserido”.

MilkPoint - Quantos produtores de leite atendem (em volume de leite) e quais são os principais desafios encontrados hoje no campo?

ViaVerde: “Atendemos atualmente 92.800 litros diários (196 produtores), sendo 6000 litros (108 produtores) participantes do Projeto Campo Fértil, desenvolvido junto à Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG. A instabilidade climática e a redução do volume de chuvas em algumas regiões tem se tornado um grande desafio no campo, pois exige dos técnicos e dos produtores soluções e alternativas inovadoras”.

Figura 1 - Consultoria ViaVerde. 

Créditos da foto: ViaVerde

MilkPoint - Qual é o porte médio das propriedades atendidas hoje pela empresa?

ViaVerde: “A produção média geral dos produtores assistidos (196 produtores) é de 473 litros/dia”.

MilkPoint - Qual é o método de trabalho (fases do programa de trabalho) utilizado pela empresa?

ViaVerde: “Temos a convicção que não existe sistema produtivo ideal, mas sim aquele que mais se encaixa no perfil de determinado produtor e região. Desta forma, o nosso trabalho passa por conhecer o produtor/empresa, sua estrutura e objetivos para adequar o sistema produtivo/serviços e maximizar os resultados possíveis para aquela realidade. São realizadas visitas periódicas na propriedade para efetuarmos as recomendações técnicas, avaliar o andamento dos trabalhos na propriedade e verificar se os indicadores propostos estão sendo alcançados”.

MilkPoint - Como é feito o acompanhamento dos clientes e quais são os principais indicadores utilizados para avaliar os resultados?

ViaVerde: “Um dos indicadores que consideramos é a fidelização e a confiança dos nossos clientes. Temos clientes que estão com os nossos consultores há mais de 20 anos, ou seja, antes da fundação da ViaVerde. Os principais indicadores que trabalhamos são:

A) Lucro/hectare/ano;
B) % de vacas em lactação em relação ao total de vacas;
C) Litros de leite/hectare/ano;
Estes indicadores apresentam bem o resultado da atividade na fazenda”.

Figuras 2, 3 e 4 - Propriedades leiteiras de clientes da ViaVerde. 


Créditos da foto: ViaVerde


Créditos da foto: ViaVerde


Créditos da foto: ViaVerde

MilkPoint - Como é feita a gestão e o planejamento da empresa e quais são os principais desafios encontrados pelo estabelecimento atualmente?

ViaVerde: “Temos uma diretoria composta por uma pessoa no executivo, uma no administrativo e outra no marketing. O executivo é um dos sócios fundadores e é quem faz a gestão da empresa com o apoio da equipe do escritório. O planejamento e as decisões são discutidas por um conselho administrativo formado pelos atuais 8 sócios em reuniões mensais, realizadas na sede da empresa. O principal desafio encontrado atualmente é continuar crescendo e se desenvolvendo como empresa/equipe, muito bem embasado nas áreas jurídicas e contábeis, sempre buscando excelência e inovação”.

MilkPoint - O que vem mudando na consultoria e no perfil dos produtores ao longo dos anos?

ViaVerde: “A consultoria nas propriedades está cada vez menos baseada nas recomendações técnicas tradicionais e sim nas soluções para o empreendimento como um todo. Os produtores de uma forma geral estão se profissionalizando e administrando a sua propriedade de forma empresarial”.

MilkPoint - Deixem um recado para os produtores de leite.

ViaVerde: “O Brasil tem um potencial produtivo enorme e ainda sub explorado e temos um longo caminho pela frente, mas nos sentimos honrados de fazer parte dos que se dedicam a buscar esse potencial continuamente junto aos produtores e empresas que acreditam no setor lácteo. A atividade leiteira desperta paixão e ao mesmo tempo requer muita dedicação e conhecimento, acreditamos que trabalhar conjugando essas características fazem dos produtores de leite e da equipe ViaVerde pessoas privilegiadas e que contribuem para o desenvolvimento do Brasil”.

Confira abaixo o vídeo institucional da ViaVerde:



 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAICON HEITOR DO NASCIMENTO

NAZARENO - MINAS GERAIS

EM 10/12/2015

Excelente  matéria



Parabéns
NIKITA GEORGE OGLODKOFF

EM 14/11/2015

Matérias como esta são sempre importantes. As técnicas de gestão quando bem compreendidas e aplicadas fazem "milagres" . Elas precisam chegar a quem está no campo sempre e cada vez com maior intensidade. Disponibiliza-las para muitos é o maior mérito das consultorias. Foi-se o tempo em que o consultor tinha a imagem de ser alguém incompreensível e distante. O bom profissional de consultoria, hoje, arregaça as mangas e vai à luta junto com quem o contrata e vibra com os resultados que o contratante obtém. Sempre haverá algo a ser melhorado e sempre existirão boas compensações para o caixa de quem fica vigilante, atrás destas oportunidades. A evolução nunca termina.
NEI ANTONIO KUKLA

UNIÃO DA VITÓRIA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 13/11/2015

Muito boa a iniciativa do canal.

É interessante ver que as empresas de consultoria vivem características semelhantes pelo relato apresentado.

Creio que aqui está aberto mais um canal de troca de informações entre as empresas que, assim como os produtores estão enxergando suas propriedades como empresa, nós da consultoria devemos nos enxergar como potenciais parceiros e não concorrentes.
MilkPoint AgriPoint