A Organização Interprofissional Láctea (Inlac) da Espanha lançou uma ferramenta, chamada Compile, e desenvolvida pela empresa Tragsatec, que compara índices lácteos para facilitar a negociação do preço mensal, em euros por litro ou euros por quilo, entre produtor e indústria.
Fontes do Inlac e da Tragsatec explicaram que essa ferramenta, de uso voluntário, está disponível no site da Interprofissional (http://compile.tragsatec.es/home) e inclui quatro índices para bovinos de leite, outros quatro para caprinos e seis para ovinos, obtidos graças a algoritmos nos quais intervêm variáveis, como os preços lácteos em vários países comunitários ou os custos de produção. Segundo o informado, os produtores e indústrias têm a opção, por exemplo, de calcular a diferença entre o faturamento do leite obtido em um ano de referência e o que teriam recebido se tivesse sido aplicado um índice ou outro.
Para realizar a simulação, a Compile pede uma série de parâmetros como a espécie (bovinos, caprinos ou ovinos), o ano e o mês em que se quer iniciar a comparação, a duração do intervalo (entre 12 e 24 meses) e a unidade de preço (euros/litro ou euros/kg).
Após introduzir os dados, a ferramenta permite encontrar as variações percentuais e de preço segundo os índices, em comparação com os preços reais obtidos por produtor.
O Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho sobre as relações contratuais no setor leiteiro informa que o contrato se realizará antes da entrega e negociando a um preço entre as partes, que pode ser fixo ou calculado. No caso do calculado, combinam-se vários fatores “que podem incluir indicadores que refletem as mudanças nas condições do mercado”.
A ferramenta abre a possibilidade de que as partes negociem um preço de partida em euros por litro ou por quilo e um índice de referência pelo qual se guiar por pelo menos um ano de vigência de contrato.
As mesmas fontes disseram que esses índices “não são futuros”, porque a Comissão Nacional de Competição proíbe e que a ferramenta “não nasce com a ideia de modificar” os preços do mercado.
Segundo o Inlac, esse sistema de indexação pode contribuir para simplificar o sistema de gestão de contratos, alargar os prazos contratais e favorecer o entendimento entre as partes.
A reportagem é do www.agroinformacion.com, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
Espanha: Inlac oferece um comparador de índices lácteos para facilitar os contratos mensais de leite
A Organização Interprofissional Láctea (Inlac) da Espanha lançou uma ferramenta, chamada Compile, e desenvolvida pela empresa Tragsatec, que compara índices lácteos para facilitar a negociação do preço mensal, em euros por litro ou euros por quilo [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.