Otto Jesu Crócomo, Marilda Helena de Mello Sachs e Vidal Pedroso de Faria (crédito: Gerhard Waller)
Otto Jésu Crócomo, docente aposentado, que atuou com temas relacionados à Química, falou da importância desse reconhecimento. “Esse diploma de Emérito foi algo inesperado. Galguei todos os graus da carreira acadêmica até chegar a professor titular, mas receber mais esse reconhecimento significa que a Universidade considerou positiva toda a minha atuação junto das pessoas com as quais convivi. E enquanto estiver vivo continuarei a procurar desafios a serem vencidos, impulsos que me motivem a continuar contribuindo com a ciência”.
Marilda Helena de Mello Sachs, filha do professor Helládio, recebeu o reconhecimento em nome de seu pai, falecido em 2008, e comentou sobre a emoção desse momento. “É uma emoção muito grande, receber esse reconhecimento pelo trabalho do meu pai, que atuou não só pela ESALQ, mas em prol de toda a ciência florestal brasileira. O professor Helládio foi um desbravador e, se vivo fosse, estaria completando 100 anos, de maneira que essa homenagem é significativa e merecida”.
Para o docente aposentado do Departamento de Zootecnia, Vidal Pedroso de Faria, a felicidade pelo diploma de professor emérito caracteriza uma vida dedicada à docência. “Estou muito sensibilizado, fui professor a vida inteira e esse título significa muito para minha trajetória. Vem coroar toda a minha atividade dedicada à pecuária, além de ser mais uma ótima oportunidade de rever os amigos que fiz nos cinquenta anos que morei em Piracicaba”, declarou Vidal, que hoje reside em Sorocaba (SP).
Neste ano, para prestar uma homenagem ao Prof. Vidal Pedroso de Faria, o Prêmio MilkPoint Impacto foi renomeado e passou a se chamar Prêmio Vidal Pedroso de Faria. O anúncio do profissional vencedor é realizado todos os anos no Interleite Brasil. Nesta edição, estreando a renomeação do prêmio, o vencedor foi José Luiz Moraes Vasconcelos, mais conhecido como “Zequinha” e professor na UNESP - Botucatu/SP.
Para o diretor da instituição, professor Luiz Gustavo Nussio, o título de Professor Emérito reconhece a competência técnica dos homenageados, além de um conjunto de valores humanos. “Cada um desses docentes traz uma reputação de sucesso. São pessoas respeitadas pela sociedade e muito queridos pelos seus pares, alunos e companheiros de universidade. Eles têm o mérito de terem se tornado lideranças reconhecidas pelas carreiras que trilharam, pelos valores humanos que carregam e pelo padrão de atitude característico da ESALQ”, finalizou o dirigente.
As informações são da ESALQ/USP.