Um importante fator são as raças utilizadas para produção. O debate sobre as duas subespécies Bos taurus e Bos indicus é extenso e repleto de argumentos. Mundialmente a raça holandesa é a mais famosa em produtividade, entretanto o Gir e outros zebuínos se mostram mais resistentes para as condições tropicais. Há ainda situações nas quais a Jersey se destaca nos resultados.
No nosso levantamento Top 100 2015 MilkPoint, por exemplo, a maior parte das propriedades (70) tinha criação de animais da raça holandesa, mesma quantidade do levantamento anterior. Já a raça girolando e outros mestiços aumentou a presença de 39 para 44 propriedades no ano passado.
É possível ver no gráfico abaixo que nos últimos anos a presença da raça holandesa diminuiu e do cruzamento girolando aumentou. A somatória da quantidade total de fazendas é maior que 100 pois há fazendas com a presença de mais de uma raça, outra opção que por vezes se torna a escolha mais otimizável para um produtor.
Diante dessa complexidade de fatores, o MilkPoint quer saber a sua opinião:
Qual raça ou cruzamento se mostrou mais adequado para a sua situação? O que deu certo e o que não deu na história da sua propriedade?
Compartilhe conosco sua opinião participando da enquete abaixo e deixando um comentário!
