Empresas notificadas fazem recall dos leites Italac, MuMu e Líder

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que três indústrias de laticínios protocolaram campanhas de chamamento para recolhimento de leites: a Goiasminas Indústria de Laticínios LTDA, protocolou o recall do Leite Italac Integral e Desnatado; a Vonpar Alimentos S/A recolherá o Leite UHT Integral MuMu; e a Líder Alimentos do Brasil S/A fará recall do Leite UHT Desnatado Líder.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informou na última sexta-feira (31/05) que três indústrias de laticínios protocolaram campanhas de chamamento para recolhimento de leites: a Goiasminas Indústria de Laticínios LTDA, protocolou o recall do Leite Italac Integral e Desnatado; a Vonpar Alimentos S/A recolherá o Leite UHT Integral MuMu; e a Líder Alimentos do Brasil S/A fará recall do Leite UHT Desnatado Líder.

As empresas foram notificadas pelo Ministério da Justiça, no dia 8 de maio, para prestarem esclarecimentos sobre o envolvimento na operação “Leite Compen$ado”, que apontou adição de uma substância semelhante à uréia e que possui formoldeído em sua composição. Conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a substância pode oferecer risco à saúde e, portanto, seu consumo deve ser evitado.

As empresas tiveram o prazo de 10 dias, a partir do recebimento da notificação, para apresentar a documentação técnica e laboratorial pertinente ou, de forma imediata, o recall dos produtos envolvidos, nos termos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O CDC determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Italac - De acordo com a empresa Goiasminas, a campanha abrange 774.000 (setecentos e setenta e quatro mil) unidades do produto Italac Integral e Desnatado, com numeração de lote compreendida entre os intervalos L 05 KM3 e L 23 KM1, fabricados entre 30 de outubro de 2012 e 09 de novembro de 2012 e válidos até 08 de abril de 2013. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve adulteração nos leites, “cometida pelos transportadores no Rio Grande do Sul, por adição de água e ureia (composta por pequena quantidade de formaldeído) no leite cru antes de ser industrializado”.

MuMu - A empresa Vonpar Alimentos informa que a campanha abrange 147.332 (cento e quarenta e sete mil, trezentos e trinta e duas) unidades do produto, com numeração de lote 3ARC, 1AJL e 1CPF, fabricadas nos dias 18 de janeiro; 19 e 20 de fevereiro de 2013, respectivamente. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve a adição de ureia nos leites.

Líder - A campanha da Líder Alimentos do Brasil abrange o lote TAP1MB, fabricado em 17 de dezembro de 2012. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve a adição de ureia nos leites.
 
As informações são do Ministério da Justiça, adaptadas pela equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

RONALDO CARVALHO SANTOS
RONALDO CARVALHO SANTOS

CURITIBA - PARANÁ - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 04/06/2013

A admissão de culpa, por ter colocado no mercado produto improprio para consumo humano , ou outra possibilidade que nos foje ao raciocinio , talvez uso futuro como , circunstancia  atenuante?
edirlei tomaz
EDIRLEI TOMAZ

PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 03/06/2013

sim dia 17 de dezembro ?

qual é o prazo de validade desse leite ?

e os outros dias foi pra onde o leite que  esses transportadores levavam ou só adulterarão esses dias!mas o que mostra as investigação faziam isto frequentemente e o leite que eles trasportarão ate o dia da apreensão foi pra onde ?

tem algo errado ai !!!
Qual a sua dúvida hoje?