A corretora de Wall Street, Sanford Bernstein, destacou os “sinais preocupantes” de que o crescimento no mercado dos Estados Unidos para o iogurte grego está desacelerando podendo parar.
Em uma nota publicada no começo dessa semana, Andrew Wood, analista sênior de produtos alimentícios e familiares da Europa da Sanford Bernstein, disse que embora o mercado de iogurte grego dos Estados Unidos ainda esteja apresentando crescimento, “o boom do iogurte grego acabou”.
Desde 2007, as vendas de iogurte grego nos Estados Unidos passaram de pequenas – representando cerca de 1% das vendas totais de iogurtes – para bem grandes. O iogurte grego com baixo teor de gordura e alto teor de proteína processado por empresas como Chobani, General Mills, Danone e Fage, agora representam cerca de metade de todos os iogurtes vendidos nos Estados Unidos. Porém, de acordo com dados do Nielsen citados por Wood, o crescimento do iogurte grego está desacelerando e arrastando todo o mercado de iogurte dos Estados Unidos com ele.
Em 2010, o iogurte grego dos Estados Unidos registrou um crescimento anual de 162%. Em 2013, esse dado caiu para o número ainda significativo de 41%. Até agora nesse ano, o crescimento do mercado de iogurte grego desacelerou para 14%. Acompanhando a desaceleração do crescimento do setor de iogurte grego, todo o crescimento do mercado de iogurtes dos Estados Unidos desacelerou de 10% para apenas 3% em 2014.
“O iogurte grego está começando a desaparecer, deixando muito pouco crescimento no mercado total de iogurtes dos Estados Unidos”, disse Wood. “Inevitavelmente, como a categoria cresceu mais, o crescimento nos gregos desacelerou, mas a queda em 2014 foi dramática”.
Embora essa seja uma notícia decepcionante para os processadores de iogurte grego, esse declínio provavelmente abrirá o mercado para alternativas saudáveis similares. No começo desse ano, a companhia de inteligência de mercado, Datamonitor, disse que os conceitos de iogurtes estrangeiros inspirados por variações da Islândia, Austrália e Vietnã estavam pressionando o mercado cada vez mais saturado de iogurte grego dos Estados Unidos. Louisa Sabin, do Datamonitor, disse que embora esses produtos tenham se apoiado no sucesso do iogurte grego, eles oferecem “opções inovadoras”, como sabores exóticos, benefícios adicionais para a saúde e texturas diferentes.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.