O rótulo fica na embalagem e começa a ficar irregular no mesmo processo que o alimento ficaria. De acordo com Laurence Kayson, chefe de desenvolvimento de negócios da Mimica, com a abordagem certa, sensores e indicadores podem resolver o problema de dados que codificam o desperdício usando dados inteligentes.
"O Mimica Touch é um produto direcionado por dados que usa um modelo biológico para mostrar um efeito cumulativo das mudanças nos alimentos embalados em tempo real sem a necessidade de um dispositivo de leitura", afirmou. O Bump Mark foi criado originalmente por Solveiga Pakstaite, uma estudante de design industrial e tecnologia da Brunel University, Londres.
O Mimica Touch é agora um rótulo de alimentos biorresponsivo que está aguardando a patente e que reage ao ambiente ao seu redor, fornecendo informações táteis. O gel dentro do Mimica Touch é feito de um subproduto da indústria de alimentos: a gelatina. Por ser um alimento, comporta-se do mesmo modo que o alimento embalado devido à composição molecular.
O gel reage às mudanças nos alimentos embalados e às mudanças de temperatura na cadeia de frio. Isso resulta em uma quebra molecular que se traduz em informações táteis para o usuário.
O Mimica Touch foi projetado para ser usado em equipamentos de fabricação de embalagens existentes. É uma embalagem reduzida, consistindo de uma bandeja de plástico e uma lâmina com o gel dentro. O rótulo pode ser feito no local e adere às embalagens existentes, o que o torna fácil de ser adotado.
Veja vídeo:
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.