Embrapa Gado de Leite comemora 40 anos de fundação homenageando agentes da cadeia

A última semana de outubro, na Embrapa Gado de Leite, foi reservada às comemorações relativas ao aniversário de quatro décadas da instituição. Uma série de eventos técnicos e científicos marcou as festividades, que tiveram início no dia 24, com a apresentação de tecnologias desenvolvidas e homenagens a empregados, colaboradores e agentes da cadeia produtiva do leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A última semana de outubro, na Embrapa Gado de Leite, foi reservada às comemorações relativas ao aniversário de quatro décadas da instituição. Uma série de eventos técnicos e científicos marcou as festividades, que tiveram início no dia 24, com a apresentação de tecnologias desenvolvidas e homenagens a empregados, colaboradores e agentes da cadeia produtiva do leite.

O ponto alto do evento foi a entrega da medalha "Mario Luiz Matinez". Pesquisador da Embrapa Gado de Leite morto em 2006, Mario Luiz Martinez dedicou sua vida ao melhoramento genético das raças leiteiras adaptadas aos trópicos. A medalha foi criada em 2007 e, segundo informa o chefe-geral da instituição, Paulo do Carmo Martins, o objetivo é "homenagear personalidades e instituições que contribuíram para que a Embrapa cumpra a sua missão".

São concedidas anualmente sete medalhas, considerando três categorias: "Destaque Embrapa", para empregados da Empresa que tenham se destacado na oferta de soluções tecnológicas para o agronegócio do leite; "Destaque do sistema nacional de pesquisa", para personalidades vinculadas a universidades e institutos de pesquisa que contribuíram para o setor e "Destaque da cadeia produtiva do leite", para lideranças e representantes de empresas e instituições ligadas ao setor.

Os homenageados deste ano foram:

- Ademir Ferreira de Moraes – pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite, que atuou em pesquisas sobre reprodução animal;

- Arthur Chinelato de Camargo – pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, coordenador do Projeto Balde Cheio;

- Almir José Meireles – diretor da Associação Brasileira de Leite Longa Vida;

- Monica Maria de Oliveira Cerqueira – professora da Universidade Federal de Minas Gerais;

- Márcio Lopes de Freitas – presidente do Sistema OCB;

- Roberto Simões – presidente do Sistema Faemg;

- Rodrigo Santana Alvim – presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da CNA.


A Unidade – A Embrapa Gado de Leite é uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Fundada no dia 26 de outubro de 1976, a Unidade é um dos marcos no aumento da produção e da produtividade da pecuária de leite nacional, com resultados que vão além das fronteiras do país. Segundo Martins, juntamente com outras instituições nacionais de pesquisa, a Embrapa Gado de Leite contribuiu para alavancar a produtividade, levando o país a ocupar a quinta posição entre os principais produtores mundiais.

A sede da Unidade está localizada em Juiz de Fora – MG. A instituição possui dois campos experimentais. Um localizado em Valença – RJ (Campo Experimental Santa Mônica) e outro em Coronel Pacheco - MG (Campo Experimental José Henrique Bruschi). A Unidade também possui núcleos que apoiam as atividades de pesquisa e transferência de tecnologias nas regiões Sul, Centro-oeste, Norte e Nordeste. O corpo técnico é formado por de 320 empregados, sendo 74 pesquisadores, 68 analistas, 42 técnicos e 136 assistentes. Entre os pesquisadores e analistas, 60% possuem doutorado ou pós-doutorado, 20% mestrado e 20% especialização.

Na sede da unidade estão os seguintes laboratórios: Análise de Alimentos; Bioinformática e Genômica Animal; Cromatografia; Entomologia; Genética Molecular; Genética Vegetal; Microbiologia do Leite; Microbiologia do Rúmen; Nanotecnologia; Parasitologia; Qualidade do Leite e Laboratório de Reprodução Animal.

O Campo Experimental José Henrique Bruschi abriga uma extensa área de pesquisa denominada "Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária". O Complexo, que recebe pesquisadores de todo o mundo, engloba os seguintes laboratórios:

- Laboratório de Metabolismo e Impactos Ambientais da Pecuária: realiza pesquisas que objetivam o aumento da eficiência bioeconômica em sistemas de produção, além dos impactos da atividade para o meio ambiente;

- Laboratório de Biotecnologia e Ambiência: realiza experimentos relacionados a biotécnicas da reprodução, endocrinologia, ambiência e comportamento animal para o aumento da eficiência dos animais;

- Laboratório de Pecuária de Precisão: visa o desenvolvimento de postura gerencial baseada na variabilidade espacial e animal para maximizar o retorno econômico e minimizar o efeito ao meio ambiente;

- Laboratório de Saúde Animal:
possibilita a aplicação de linhas de pesquisas relacionadas ao diagnóstico, prevenção e controle das principais doenças da produção, além do desenvolvimento e do teste de fármacos;

- Laboratório de Reprodução:
integra a rede de laboratórios de Reprodução Animal da Embrapa Gado de Leite, possuindo uma área de contenção para animais geneticamente Modificados. 

As informações são da Embrapa Gado de Leite.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

sergio lopes de azevedo
SERGIO LOPES DE AZEVEDO

GUARANI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/10/2016

parabéns a embrapa  um dos poucos orgulhos de nosso pais ,mesmo com todas as dificuldades que o governo os impõem.

  quanta feira dia 26 foi apresentado aos participantes na unidade de coronel Pacheco seu novo lançamento  o capim brs  capiaçu sua maior promessa em termos de capim elefante de alto rendimento para silagem que será comercializado a partir de 2017.

gostaria de agradecer Dr Paulo Martins pelo ótimo trabalho a frente desta instituição.
Qual a sua dúvida hoje?