Embrapa apresenta resultados de testes que detectam antibióticos em amostras de leite

A Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais, divulgou pesquisa que quantifica a precisão e robustez dos resultados obtidos por meio de testes de triagem para detecção da presença de antibióticos em amostras de leite. O estudo, coordenado pelos professor e pesquisador Marcelo Bonnet, foi detalhado durante encontro realizado no Lanagro, no dia 16 de março, e que contou com a participação do Sindilat.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

A Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais, divulgou pesquisa que quantifica a precisão e robustez dos resultados obtidos por meio de testes de triagem para detecção da presença de antibióticos em amostras de leite. O estudo, coordenado pelos professor e pesquisador Marcelo Bonnet, foi detalhado durante encontro realizado no Lanagro, no dia 16 de março, e que contou com a participação do Sindilat.



A médica veterinária Letícia Vieira conferiu as novidades. Segundo ela, o estudo atesta que as marcas avaliadas estão dentro das condições brasileiras de aplicação, o que poderia viabilizar o uso desses testes de triagem em substituição aos confirmatórios, mesmo em caso de análises oficiais. Além de mais barato, o sistema permitiria ampliar em muito a capacidade de detecção de possíveis contaminações. "Esta possibilidade se daria tendo em vista a enorme diminuição de casos de amostras positivas para presença de antibióticos fora dos limites permitidos em análises oficiais desde o ano 2000 até agora", pontua Letícia.

A pesquisa, intitulada "Ensaios comerciais de triagem de antibióticos em leite - Avaliação de desempenho e validação", avaliou os kits das marcas Charm Test, Delvotest e Beta Star, amplamente utilizados no país para controles de plataforma de recepção de leite cru resfriado das indústrias e postos de resfriamento do Brasil. Os testes foram realizados em diversas realidades, inclusive fora dos padrões recomendados pelos fabricantes.

Apesar de o estudo ter uma posição positiva em relação aos testes, foram indicadas diferenças em relação a sua robustez e outros parâmetros dos resultados, os quais foram remetidos ao Ministério da Agricultura. "Agora, caberá ao Mapa avaliar as possibilidades de aplicação destes tipos de testes e seus benefícios. As indústrias devem aguardar as definições e manter intensificados seus controles para garantir a segurança dos produtos fabricados, tendo em vista a importância de controlar a presença de antibióticos na matéria prima para a saúde pública", completou a veterinária do Sindilat, lembrando que a presença de antibióticos em alimentos é uma das hipóteses para explicar o aumento crescente da resistência das bactérias patogênicas aos antimicrobianos.

As informações são da Assessoria de Imprensa Sindilat.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Flavio
FLAVIO

INDAIATUBA - SÃO PAULO

EM 27/05/2016

Parabéns ao MAPA e a EMBRAPA que puseram a prova os teste de antibióticos existentes hoje no Brasil com LEITE NACIONAL E NÃO COM PESQUEISAS E APROVAÇÕES INTERNACIONAIS. Nós da NEOGEN DO BRASIL / BETASTAR ...acreditamos no projeto desde o início e o mesmo durou mais de 3 anos...TODOS os fabricantes e testes existente no mercado foram convidados, mas somente 3 acreditaram no projeto e/ou tiveram CORAGEM de submeter seus kits ao rigoroso estudo.

Parabéns ao Dr. Angelo Queiroz (MAPA) e Dr. Marcelo Bonnet (EMBRAPA) ...pelo longo e excelente estudo. Lembrando aos leitores que não são testes oficiais como alguns comentários neste...MAS SIM TESTES RECONHECIDOS PELO MAPA e serão sim reconhecidos, preferencialmente à testes não submetidos ao estudo.
Andre Oliveira
ANDRE OLIVEIRA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 18/05/2016

Com relação ao tema vale a pena esclarecer os seguintes pontos:



A EMBRAPA não valida ou recomenda métodos de análises, pois esta não é a finalidade da empresa.



Portanto o que foi feito neste encontro foi apenas a demonstração dos resultados das avaliações dos métodos frente a um protocolo, nada além disto.

O trabalho realizado foi repetir o que já foi feito em outros centros de pesquisa de outros países com os mesmos resultados obtidos anteriormente.

Desta forma vale ressaltar que não existem métodos recomendados, validados ou aprovados nem pela EMBRAPA, muito menos pelo Ministério da Agricultura.

O Ministério da Agricultura, não pode e nem valida nenhum método de campo para a análise de triagem de resíduos de drogas veterinárias, pois esta não é a missão do MAPA.

O MAPA, por força de lei só pode utilizar métodos oficiais, publicados no diário oficial e respaldados por publicações oficiais do mesmo.

Desta forma não existe método oficial para a triagem de resíduos de antibióticos no leite. A última tentativa neste sentido foi a criação da Licença de Uso emitida pelo MAPA. Este procedimento foi abolido em 2007, por razões de ordem legal, entre as quais estavam as expostas acima.

O que acontece é que cada laticínio deve fazer uma ANALISE DE RISCOS, para o seu processo e deve determinar qual é a abrangência do método utilizado.

Desta forma é primordial o uso de uma abordagem científica para a escolha do método de análise, para que se garanta que o método utilizado atende às expectativas de segurança e garantia da qualidade para a análise do leite.
José Aníbal do Amaral
JOSÉ ANÍBAL DO AMARAL

ITAPERUNA - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/04/2016

Por diversas vezes condenamos leite de alguns produtores que apresentou reação positiva para betalactâmicos e após acompanhamento nesses currais OBSERVAMOS que na verdade esses produtores não tinham usado nenhum antibiótico no rebanho e sim carrapaticidas , no caso o reagente usado pelo laticínio foi O DEVOTEST ,COMO SE EXPLICA ISSO?
Antônio Carlos de Souza Lima Jr.
ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA LIMA JR.

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/03/2016

Tive a oportunidade de ler o estudo (Avaliação de Desempenho e Validação de Ensaios Comerciais de Triagem de Resíduos de ATB em leite cru) realizado pelo MAPA/EMBRAPA e compareci ao workshop em Pedro Leopoldo dia 16 p.p..

Reputo como sendo um trabalho de elevada profundidade e de grande riqueza de informações a respeito do tema.

Sugiro ao MAPA que evolua para a criação de um protocolo para o registro dos kits de antibióticos disponíveis no mercado.

Parabéns ao MAPA pela iniciativa de convidar a EMBRAPA para a produção deste trabalho!

Parabéns a equipe técnica da EMBRAPA, liderada pelo pesquisado Dr. Marcelo Bonnet, pela qualidade do estudo!
Qual a sua dúvida hoje?