ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desenvolvimento de embalagem inteligente para Queijo Minas Artesanal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/02/2021

2 MIN DE LEITURA

2
0

O Estado de Minas Gerais se sobressai como maior produtor de queijos artesanais do país. Com o objetivo de aumenta a segurança alimentar e a qualidade dos produto. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (EPAMIG) atua em várias linhas de estudos neste sentido. 

Uma das iniciativas refere-se aos testes com embalagens ativas, as quais apresentam uma permeabilidade seletiva, podendo evitar a ocorrência de diversos defeitos, os quais podem surgir durante o período de cura além de agregar valor ao queijo.

De acordo com Junio de Paula — Coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Leite e Derivados da EPAMIG — “o intuito desta proposta é realizar experimentação, comparando os queijos artesanais produzidos com a aplicação da embalagem àqueles produzidos sem a utilização."

 “A ação visa aperfeiçoar e promover a sustentabilidade do tradicional sistema de produção, agregando valor ao queijo e, consequentemente, melhorando a renda das famílias produtoras”, complementa.

Os testes preliminares estão sendo feitos e os experimentos com a “embalagem inteligente” irão começar pela Região da Serra da Canastra, os quais posteriormente devem ser expandidos para as demais regiões produtoras de queijos artesanais.  

“A Canastra é umas das microrregiões de queijos artesanais mais clássicas e possui também queijos de longa maturação. A proximidade e a parceria firmada com a Associação do Produtores de Queijo Canastra (Aprocan) nos incentivou a começar o projeto naquela região e também na região do Campo das Vertentes, onde a EPAMIG possui um Centro de Pesquisa e Treinamento em Queijos Artesanais”, diz Junio.

A tecnologia utilizada no filme plástico da “embalagem inteligente” permite a saída da umidade. Dessa forma, naturalmente forma-se uma casca no queijo, ao passo que em impede contaminações.

Segundo Junior, “isso a difere das embalagens termoencolhíveis a vácuo convencionais, que não possuem permosseletividade do material e o não deixam o queijo perder umidade, o que altera o produto e não forma casca. Uma característica natural e importante desse queijo”.

“Visualizamos a aplicação e utilização desta tecnologia para os nossos queijos artesanais de leite cru, pois ela está sendo utilizada com muito sucesso nos queijos italianos de elevado valor agregado”, destaca.  

O pesquisador também é professor do Instituto de Laticínios Cândido de Tostes (EPAMIG/ILCT) salienta que no queijo artesanal o período de cura é necessário para o queijo ganhar qualidade, proporcionando o desenvolvimento de sabor e aroma a aumento da segurança do produto.

“A maioria dos problemas que acontecem com o queijo artesanal ocorrem durante esta etapa, com o aparecimento de trincas, mofos indesejados e outros defeitos de textura e de casca”, finaliza.

Além das questões mencionadas o estudo também faz a verificação do efeito nos aspectos de apresentação, características físico-químicas, sensoriais e microbiológicas e conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A DSM patenteou a embalagem desenvolvida e testada. A empresa possui um termo de parceria firmado para fornecimento das embalagens que serão utilizadas nos experimentos.

As informações são da EPAMIG, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MILENE RIBEIRO GOMES

PARAÍSO - MATO GROSSO DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 25/01/2022

Ja esta no mercado para venda esta embalagem?
MILENE RIBEIRO GOMES

PARAÍSO - MATO GROSSO DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 25/01/2022

Aonde eu compro essa embalagem?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures