A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai implantar Centros de Qualidade do Queijo Minas Artesanal em Medeiros (Serra da Canastra) e em Rio Paranaíba (região do Cerrado). A cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro em Medeiros será realizada nesta quinta-feira (24), às 11h30min, na Câmara Municipal. Já em Rio Paranaíba, a solenidade será no Parque de Exposições Francisco Miguel da Rocha, às 16h30min. O presidente da Emater-MG, José Silva Soares, estará presente nas duas cerimônias, juntamente com os prefeitos e os representantes das associações de produtores dos municípios.
A previsão é que os centros de qualidade fiquem prontos em março de 2010. Serão investidos R$ 393.700 para a construção em Medeiros e R$ 324.170 para o centro de Rio Paranaíba. Cerca de 15 integrantes da Associação dos Produtores de Queijo Canastra de Medeiros (Aprocame) serão beneficiados. Em Rio Paranaíba o centro vai atender 20 agricultores da Associação dos Produtores de Queijo do Cerrado de Rio Paranaíba (Apromar).
Segundo a coordenadora técnica estadual do Programa Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Marinalva Soares, somente os produtores associados à Aprocame e à Apromar poderão usufruir das instalações dos Centros de Qualidade. Ela afirma que o objetivo dessas unidades é fortalecer a organização dos produtores e padronizar a maturação e o acabamento do queijo minas artesanal. Marinalva explica que cada produtor continuará fabricando o queijo em sua propriedade e, após três dias, o produto será levado para o Centro de Qualidade, para a maturação.
O presidente da Emater-MG afirma que os Centros de Qualidade vão contribuir para a valorização de um dos principais produtos da cultura mineira. "O queijo minas artesanal deve ter sua forma tradicional de produção preservada, mas temos de garantir segurança alimentar para os consumidores. Com os Centros, os produtores poderão manter a qualidade e assegurar competitividade no mercado", ressalta José Silva.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Queijo do Cerrado de Rio Paranaíba (Apromar), Marcos João Bispo, o centro vai melhorar muito a vida dos produtores. Ele diz que o município é muito conhecido pela grande quantidade de queijo produzido na cidade, mas a qualidade ainda não é uniforme. "Nós queremos incentivar outros produtores a buscar especialização na produção do queijo e também se adequar à lei", diz, referindo-se à legislação estadual que obriga todos os produtores a seguirem uma série de normas de produção para que obtenham o selo de certificação emitido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e sejam, assim, liberados para comercializar o produto no Estado.
As informações são da Agência Minas, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Emater implantará Centros de Qualidade do Queijo Minas
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai implantar Centros de Qualidade do Queijo Minas Artesanal em Medeiros (Serra da Canastra) e em Rio Paranaíba (região do Cerrado). A cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro em Medeiros será realizada nesta quinta-feira (24), às 11h30min, na Câmara Municipal. Já em Rio Paranaíba, a solenidade será no Parque de Exposições Francisco Miguel da Rocha, às 16h30min. A previsão é que os centros de qualidade fiquem prontos em março de 2010.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.