Acreditamos que assim poderemos identificar os (as) candidatos (as) que atuam na defesa dos interesses do setor lácteo.
Alceu Moreira é candidato a Deputado Federal pelo PMDB. Confira a entrevista:
MilkPoint: Por que o (a) senhor (a) está se candidatando?
Alceu Moreira: Para continuar o trabalho que desempenho em defesa do setor primário, que leva alimento às mesas de todos nós, e muitas vezes é marginalizado, principalmente pelo governo. E, em especial, a batalha em defesa do setor lácteo, que representa uma matriz econômica tão importante e capilarizada. As pessoas às vezes esquecem que o leite não nasce numa caixinha, no supermercado, mas vem de uma usina viva em cima de quatro patas, que é a vaca. E ainda para manter uma série de outras iniciativas que estou à frente. Cito aqui o projeto de minha autoria que acaba com o emplacamento de veículos agrícolas, essa aberração proposta pelo governo que é cobrar de colheitadeiras e tratores o mesmo que de carros de passeio. Meu projeto foi aprovado na Câmara e no Senado, mas vetado pela presidente Dilma Rousseff, na sua fúria arrecadatória. Então agora estamos na batalha para derrubar esse veto.
MilkPoint: Qual a sua ligação com o setor lácteo?
Alceu Moreira: Vem desde cedo, já que vim da roça e sempre tive ligação com o tambo de leite. Aqui na Câmara esse trabalho aflorou pois logo que cheguei batalhei para assumir a relatoria e depois a presidência da Subcomissão do Leite, até por ver a necessidade que se tinha em ter uma voz ativa no âmbito político, alguém que reverberasse as ideias e demandas do setor. E foi como relator que pude escrever o texto da política nacional do leite, que depois foi aprovado, e hoje já é realidade em muito do que foi proposto. São 93 indicações ao governo e 15 projetos de lei em tramitação resultantes da política nacional, um trabalho que levou dois anos, muito estudo e viagens aos principais países e estados produtores. Paralelo a isso também pudemos fazer a conferência nacional do leite, que foi um sucesso de representatividade, e trabalhar pela revisão da IN 62, pela publicação do novo Riispoa, que deve ocorrer em breve, e pela modificação do sistema de acúmulo de crédito de PIS/Cofins. Foi um trabalho bastante consistente e gratificante, pois conseguimos ver muitos resultados na prática e temos expectativas muito boas para os resultados futuros.
MilkPoint: Qual seu histórico político?
Alceu Moreira: A primeira experiência foi como vereador da minha cidade, Osório, no Rio Grande do Sul. Depois fui vice-prefeito uma vez e prefeito duas. Após isso fui deputado estadual para dois mandatos, inclusive o mais votado do PMDB, secretário de Estado da Habitação e do Desenvolvimento Urbano e presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Em 2010 o povo do Rio Grande me elegeu deputado federal.
MilkPoint: Quais serão as suas propostas para o setor lácteo?
Alceu Moreira: Continuar o trabalho para dar voz ativa à cadeia, através da efetivação do que foi proposto na política nacional, os projetos e as indicações, ampliar os mecanismos de confiabilidade para o setor como um todo, que não pode ficar suscetível ao humor dos governos e necessita de políticas de médio e longo prazos. Outra proposta é trabalhar muito forte para ampliar a destinação de recursos para assistência técnica e extensão rural. Temos a Embrapa, que é orgulho para o país, mas muitas vezes não conseguimos com que essas pesquisas cheguem da porteira para dentro. Em pouco tempo estaremos participando como um dos maiores produtores do mercado mundial e para isso também precisaremos reduzir o custo tributário e de produção. A cada dia teremos que produzir mais quantidade, com maior qualidade e menor custo. Temos muito trabalho pela frente
Você conhece candidatos identificados com o setor lácteo? Clique aqui para fazer sua indicação!