A agropecuária digital vai modificar os índices de produtividade e as relações comerciais nos próximos anos. Investir em tecnologia da informação e aplicar de forma eficiente os dados analíticos, será crucial para adaptação do agronegócio aos desafios impostos pelas mudanças. Pensando nisso, a primeira exposição nacional - Digital Agro - foi criada voltada exclusivamente para as soluções de tecnologia digital.
A transformação digital expande oportunidades para que mais empresas e empreendedores rurais participem da economia global de forma estratégica. Empresas que buscavam vantagem competitiva em modelos tradicionais de gestão perderão espaço para aquelas que apostam em tecnologia e inovação. Bem-vindo a um novo momento!
Local e data - A Digital Agro acontecerá no Parque Histórico de Carambeí (PR), nos campos gerais paranaenses, nos dias 21 e 22 de setembro de 2017. A feira, inédita no formato e conceito no Brasil, tem como objetivo discutir e apresentar as tecnologias que estão sendo aplicadas no campo, além daquelas que serão tendências para o melhor desenvolvimento da agricultura no país. Esse tema adquire importância ainda maior nesta safra, com o Brasil batendo recorde em colheita de grãos. “Esse cenário só foi possível com a mecanização e a automação da agricultura, que precisará contar com mais inovações e investimentos para continuar nesse caminho”, destaca Emerson Moura, superintendente da Frísia, cooperativa organizadora da exposição.
Painéis - No dia 21 (quinta-feira), às 8h30, na abertura do evento, acontecerá o Painel 1 com a palestra “Brasil: o celeiro do mundo e do agro digital”. Na parte da tarde, às 14h30, no Painel 2 a apresentação será sobre “Robótica e automação: a revolução das máquinas”, que tratará sobre a importância fundamental da participação das máquinas e, agora, da robótica no desenvolvimento da agricultura.
Sensoriamento e monitoramento - Já no dia 22 (sexta-feira), às 9h, começa o Painel 3 com o tema “Sensoriamento e monitoramento digital: o agro em detalhes”, que contará com a presença da doutora Silvia Maria Fonseca, chefe-geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, entre outros convidados. No período da tarde, será a vez do Painel 4 intitulado “E-management: o agro na palma da mão”, que destacará a importância da gestão no processo agrícola, com a supervisão de todas as etapas, atualização em tempo real do clima, produtividade da área, preço das commodities, custos e exportação.
Para conhecer a programação completa do evento, clique aqui.
Digital Agro é um projeto da Frísia.
As informações são do Digital Agro e da Imprensa Frísia.