Dia Nacional do Sorvete: confira a entrevista realizada com Eduardo Weisberg, presidente da ABIS

Para comemorar o Dia do Sorvete (23 de setembro), trouxemos algumas informações desse delicioso produto tão querido pelos brasileiros e fizemos uma entrevista exclusiva com Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS).

Publicado por: MilkPoint

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Para comemorar o Dia do Sorvete (23 de setembro), trouxemos algumas informações desse delicioso produto tão querido pelos brasileiros e fizemos uma entrevista exclusiva com Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS).

De acordo com a ABIS, de 2003 a 2013, o consumo de sorvetes no Brasil passou dos 685 milhões de litros para 1,244 bilhão de litros, um aumento de 86,1%. 

Gráfico 1 - Consumo de sorvetes no Brasil.

MilkPoint – Quais são as tendências para o setor de sorvetes no Brasil?

Eduardo – “Se a gente esquecer um pouco esse ano de 2015 e o governo federal, ele está ótimo. Os dados foram de total de crescimento em todos os outros anos, o consumo per capita tem evoluído na média de 68% e sempre trabalhamos no positivo e de forma crescente. Neste ano o problema é econômico, não é de produto, não é de sazonalidade, está fazendo calor o ano inteiro, mas ocorreu uma parada em todos os mercados, inclusive no de sorvetes. Tem gente trabalhando no positivo, tem gente já no negativo e na média, se acabarmos o ano no zero a zero, já ficaremos muito felizes”.


Eduardo Weisberg, presidente da ABIS.

MilkPoint – Comente sobre as inovações do setor de sorvetes. 

Eduardo – “As inovações não param. A ABIS sempre monta delegações para levar os associados com destino a Rimini, na Itália, onde ocorre um dos principais eventos sobre sorvetes, com o intuito de ficarem por dentro dos lançamentos. Todos os associados sempre estão bem informados e nós da ABIS sempre os comunicamos sobre todas as novidades. O Brasil hoje não deve nada para os outros países do mundo em termos de qualidade e em termos de produto. O problema é que no geral, o brasileiro ainda não conhece o que é um ótimo sorvete e é o mercado que vai puxando as melhorias de qualidade. Nessa linha, já começaram a surgir novas gelaterias que oferecem um produto de melhor qualidade, sofisticados, inovadores e com maior valor agregado em termos de comércio. O pessoal está focado no gourmet”.

MilkPoint - O que você diria aos produtores de leite já que eles são os fornecedores da principal matéria-prima necessária para a fabricação do produto?

Eduardo – “Gostaria de convidar os produtores de leite para virem conversar conosco. A ideia é unir um pool de empresas compradoras com um pool de empresas vendedoras. Garantimos a compra se eles garantirem a entrega, e o ideal, seria o estabelecimento de um preço que seja benéfico para os dois lados. Sempre ocorre no mercado situações nas quais há muita oferta ou falta de leite, e em cima disso, podemos tentar trabalhar para que exista uma produção de leite de forma estável, nós garantimos isso. Esse é um mercado que deveria estar unido mas não estamos conseguindo fazer a junção dos setores. Com essa união, por exemplo, nós conseguiríamos baixar alguns custos”.

MilkPoint – Como que o sorvete contribui hoje para a nutrição dos brasileiros?

Eduardo – “O sorvete é o produto a base de leite que as crianças mais gostam e quando degustam, abrem um sorriso de orelha a orelha. Além deles, os adultos adoram, assim como os idosos, pois é de fácil digestão e possui vários nutrientes de fácil absorção”.

MilkPoint – Deixe um recado em homenagem ao Dia do Sorvete.

Eduardo – “Desejo que as pessoas consumam sorvete o ano inteiro, pois é um produto muito gostoso e que alimenta. Os que são feitos a base de leite principalmente, pois são ricos em cálcio, vitaminas, proteínas, etc. É a propaganda do leite na versão congelada”.



Conheça a história do sorvete:

A história começa com os chineses, que misturavam neve com frutas fazendo uma espécie de sorvete. Esta técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.

Nos banquetes de Alexandre, o Grande, na Grécia, e nas famosas festas gastronômicas do imperador Nero, em Roma, os convidados já degustavam frutas e saladas geladas com neve. O Imperador mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas para misturar com mel, polpa ou suco de frutas. O gelo era estocado em profundos poços construídos pelo povo.

Porém, a grande revolução no mundo dos sorvetes aconteceu com Marco Polo, que trouxe do Oriente para a Itália, em 1292, o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais. Assim a moda dos sorvetes espalhou-se por toda a Itália, e quando Catarina de Medici casou-se na França com o futuro Henrique II, entre as novidades trazidas da Itália para o banquete de casamento, estavam as deliciosas sobremesas geladas, as quais, encantaram toda a corte. Mas o grande público francês só teve acesso a estas especialidades um século depois quando Francesco Procópio abriu um café, em Paris, que servia bebidas geladas e sorvete tipo sorbet.

Os sorvetes se espalharam por toda a Europa e logo chegaram também aos Estados Unidos. A primeira produção de sorvete em escala industrial ocorreu nos Estados Unidos, há 40 anos. Hoje, no mundo todo, quem mais fabrica sorvete são os norte-americanos.
 
Crianças americanas dos anos 30 tomando sorvete
Crianças americanas dos anos 30 tomando sorvete

No Brasil

Foram os cariocas os primeiros brasileiros a experimentar a delícia gelada que já fazia sucesso em boa parte do mundo. No dia 23 de agosto de 1834, Lourenço Fallas inaugurava na cidade do Rio de Janeiro, na época a Corte real portuguesa, dois estabelecimentos - um no Largo do Paço e outro na Rua do Ouvidor - especialmente destinados à venda de gelados e sorvetes. Para isso, importou de Boston (EUA), pelo navio americano Madagascar, 217 toneladas de gelo, que aqui foi conservado envolto em serragem e enterrado em grandes covas, mantendo-se por 4 a 5 meses. Não demorou muito para os sorvetes brasileiros ganharem um toque tropical, misturados a carambola, pitanga, jabuticaba, manga, caju e coco.

Hoje, 23 de setembro, estamos comemorando o dia de uma das sobremesas mais queridas do brasileiro: o sorvete! O produto também é uma forma dos consumidores usufruírem dos benefícios do leite de uma forma deliciosa.

A Equipe do MilkPoint parabeniza todos aqueles que são responsáveis pela fabricação do nosso querido sorvete!

*Na matéria, há informações da Associação das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) e do site Correio Gourmand.
 
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Genecio Feuser
GENECIO FEUSER

PARANAVAÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2015

Adoro sorvete, mas ando consumindo menos, estou com medo da gordura hidrogenada, a gortura trans, tanto usada nos sorvetes, saudade do tempo em que tomavamos sorvetes feito do mais puro e saboroso leite integral, hoje continua saboroso, mas bem nenos natural e saudável, esperamos que com a onda de zerar o trans, possamos novamente sorver sorvetes como antes, bem antes.
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