Em território brasileiro, o processo de fabricação do doce de leite é predominado por pequenos produtores que fazem as receitas a partir do uso de ingredientes comuns, como leite e açúcar. Já no país vizinho, maior produtor mundial do doce, o mercado é dominado por grandes indústrias, o que dificulta a competitividade dos empreendedores de menor porte. O produto tem boa aceitação na mesa dos brasileiros e essa é uma das características que o relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae destinado aos produtores de leite coloca como uma opção para diversificar negócios no setor lácteo.
O conteúdo está disponível gratuitamente neste link e apresenta ideias de produção, além de algumas tendências de consumo no país. O relatório indica, por exemplo, o aumento do consumo de produtos light e diet, que atendem a um público composto por pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade. Com o auxílio de especialistas, é possível oferecer um produto com essas características – ou também voltadas para quem não pode consumir glúten e lactose, por exemplo. As características regionais também podem ajudar na diferenciação: no sul do Brasil, por exemplo, o doce de leite mais comum é o que possui coloração mais escura.
O SIS/Sebrae divulga recomendações para quem quer começar a produzir doce de leite, entre elas:
- Busque referências de como montar uma pequena fábrica, estude o mercado, a concorrência e a demanda – procure o Sebrae de sua região para mais orientações;
- O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) disponibiliza uma cartilha online sobre a produção de derivados do leite. Além disso oferece diversos cursos online que podem auxiliar no seu negócio;
- Com a desvalorização da moeda nacional, oportunidades são apresentadas com a exportação de produtos lácteos, como o doce de leite. Apesar de já ser popular entre os latino-americanos, o doce pode ganhar espaço entre os europeus e norte-americanos. Por isso, busque auxílio da unidade mais próxima do Sebrae.
As informações são da Revista Leite & Derivados.
