Desde que focado em qualidade, mercado de fórmulas chinês ainda está cheio de oportunidades

A chave para o sucesso no mercado chinês é manter o foco na qualidade. Há uma nova ênfase em padrões e diferenciação cientificamente fundamentada. As empresas que solicitam o registro devem ser capazes de comprovar as reivindicações feitas em seus rótulos e a composição nutricional deve ser listada de acordo com as normas nacionais de segurança. Não são permitidas declarações exageradas ou não científicas sobre benefícios para a saúde.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O mês de junho de 2016 foi um marco para o mercado de fórmulas infantis chinês. Foi nele que o órgão estadual que controla o credenciamento do produto atualizou a lista dos produtores registrados de fórmulas infantis importadas, suspendendo alguns grandes nomes do processo.

Na semana seguinte, a Food and Drug Administration (CFDA) do país divulgou os tão aguardados regulamentos da administração para as fórmulas infantis. Toda empresa, seja de onde for, seria limitada a três marcas (uma para cada uma das três faixas etárias), totalizando nove formulações. As novas regras afetaram as empresas de fórmulas nacionais e estrangeiras.

fórmulas infantis na China

Diminuição do número de produtos

Fabricantes e proprietários de marcas, tanto da China como do exterior, foram profundamente envolvidos com o novo processo de registro na tentativa de ter suas três marcas aprovadas antes da aplicação das novas regras. Existem atualmente milhares de diferentes marcas de fórmulas infantis operando no país, mas o número deverá cair acentuadamente.

No entanto, os sinais recentes devem gerar otimismo às empresas estrangeiras. O CFDA acabou de anunciar a primeira onda de empresas que passarão em seu novo programa de registro. Cerca de 400 produtos para fórmulas infantis foram aprovados e 50 deles são de empresas estrangeiras.

A empresa australiana A2 Milk, que espera aprovação, anunciou que os lucros líquidos do primeiro semestre de 2017 foram triplicados - impulsionados em parte pela demanda de fórmula na China.

'Baby boom'

Em 2016 a política de filho único foi modificada e cedeu para dois filhos, provocando o efeito ‘baby boom’ e um cenário demográfico favorável que contribuiu para que o mercado de fórmulas na China se tornasse o maior do mundo.

A chave para o sucesso no mercado chinês é manter o foco na qualidade. Há uma nova ênfase em padrões e diferenciação cientificamente fundamentada. As empresas que solicitam o registro devem ser capazes de comprovar as reivindicações feitas em seus rótulos e a composição nutricional deve ser listada de acordo com as normas nacionais de segurança. Não são permitidas declarações exageradas ou não científicas sobre benefícios para a saúde.

O segmento super premium está crescendo: em 2013, representou 14% das fórmulas vendidas em lojas especializadas chinesas para bebês. Em 2014, a porcentagem pulou para 18%.

O preço é considerado um importante direcionador de escolha de produtos em apenas 17% dos consumidores e se classifica abaixo de considerações como o local de origem, as matérias-primas e o sabor. Os dois fatores mais importantes para a escolha do produto são: os benefícios para a saúde e a segurança.

Importância dos ingredientes

Tudo isso aponta para a importância de incluir ingredientes de alta qualidade nas fórmulas infantis vendidas na China. Um exemplo é o palmitato SN2, também conhecido como OPO, que foi clinicamente comprovado como sendo diferente do óleo vegetal padrão. O produto oferece uma gama de benefícios para quem o consome.

Em um mercado mais difícil, no qual a qualidade não é apenas procurada pelos consumidores, mas também exigida pelas autoridades, a inclusão de ingredientes como OPO pode ser uma chave importante para o sucesso.

O artigo é de Sigalit Zchut, Ph.D, MBA, cientista chefe da Advanced Lipids, uma joint venture da AAK e da Enzymotec, publicado no Dairy Reporter. A AAK é um fabricante global e fornecedor de gorduras e óleos vegetais para a indústria de fórmulas para lactentes.

Referências bibliográficas

1 Dairy Product China News, Vol 9 Issue 6, 2016
2 E-Share Industrial Info Centre, ‘80 percent of infant formula brands to be eliminated in China’ http://eshare.cnchemicals.com/publishing/home/2016/06/16/2080/80-percent-of-infant-formula-brands-to-be-eliminated-in-china.html
3 Dairy Product China News, Vol 9 Issue 6, 2016
4 Synutra, International Investor presentation, May, 2015
5 CBME China Children Baby Maternity Products Industry Consumer Research Report 2014, October 2014
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?