Deputados federais vão debater na Agrotecno Leite a política de confiabilidade da cadeia produtiva leiteira

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai se reunir durante a sétima edição do evento que acontece de 25 a 27 de setembro na Universidade de Passo Fundo (UPF). O requerimento foi proposto pelos deputados federais Alceu Moreira (PMDB/RS), Bohn Gass (PT/RS) e Luis Carlos Heinze (PP/RS). Os deputados alertaram sobre a urgência do encontro em função de acontecimentos no Rio Grande do Sul como a adulteração do leite por parte de transportadores. "Os fatos demonstram a necessidade de discussão da redução dos riscos na qualidade do produto que é levado à mesa de milhões de brasileiros diariamente.", justifica o deputado Alceu Moreira.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai se reunir durante a sétima edição do evento que acontece de 25 a 27 de setembro na Universidade de Passo Fundo (UPF). O requerimento foi proposto pelos deputados federais Alceu Moreira (PMDB/RS), Bohn Gass (PT/RS) e Luis Carlos Heinze (PP/RS). Os deputados alertaram sobre a urgência do encontro em função de acontecimentos no Rio Grande do Sul como a adulteração do leite por parte de transportadores. “Os fatos demonstram a necessidade de discussão da redução dos riscos na qualidade do produto que é levado à mesa de milhões de brasileiros diariamente.”, justifica o deputado Alceu Moreira.

Os deputados lembram ainda que a produção de leite constitui atividade de enorme relevância econômica e social para o Brasil. Os indicadores econômicos mostram que o setor vem crescendo ao longo dos últimos anos em atendimento ao aumento do consumo pela população. No Brasil são hoje cerca de 1,2 milhão de famílias ocupadas na cadeia produtiva do leite, número que é inferior somente ao da Rússia, produzindo mais de 33 bilhões de litros de leite no último ano, conforme levantamento feito pela câmara dos deputados. Os dados comprovam o impacto social do setor tanto para a economia quanto para a sociedade brasileira. A quantidade de leite adquirida pelas indústrias no Brasil foi de 22,34 bilhões de litros e no RS foi de 3,55 bilhões de litros, segundo dados da Emater/RS-Ascar.

Os deputados convocaram para a reunião a EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, FAMURS - Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul, Universidade de Passo Fundo, EMATER/RS-Ascar – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, o SINDILAT – Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul, COTRIJAL, FARSUL – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, FETRAF- SUL - Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul, sindicatos de trabalhadores rurais e os sindicatos rurais da região.

O encontro oficial da comissão vai ser realizado no dia 26, às 10h, no auditório do Centro de Eventos da UPF. Segundo o presidente da Agrotecno Leite, Ari Rosso, “em todas as edições os promotores buscam trazer novidades. Este ano, além da introdução da Agroindústria Familiar, vamos estar recebendo este importante debate.”  

Confira a programação da 7ª Agrotecnoleite

Quarta-feira, dia 25 de setembro

Manhã
08:00 – Recepção das excursões nas estações de campo

10:30 – 11:30 - Abertura Oficial do evento – Auditório do Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo

Tarde
14:00 – 14:45 “Como ter acesso e interpretar os resultados da qualidade do leite da sua propriedade” Carlos Bondan (Universidade de Passo Fundo / Coordenador do Sarle – Passo Fundo, RS)

15:00 – 15:45 “Controle leiteiro: aprenda a gerenciar sua propriedade” Altair Antônio Valloto (Superintendente Técnico da Associação Paranaense de Criadores de Bovino da Raça Holandesa – Curitiba, PR)

16:00 – 16:45 “Custo e controle da Cetose Sub-Clínica em vacas leiteiras” José Luis Benedito Castellote (Universidade de Santiago de Compostela – Galicia, Espanha)

17:00 – 17:45 “Indicadores nos transtornos metabólicos de ruminantes” Félix H. D. González (Professor da UFRGS – Porto Alegre, RS)

Quinta-feira, 26 de setembro

Manhã
08:00 – Recepção das excursões nas estações de campo

10:30 – 12:00 – Agenda Positiva do Leite para debater a política de confiabilidade da cadeia produtiva do leite – Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados em conjunto com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Tarde
13:30 – 17:00 - audiência pública sobre os Conflitos territoriais provocados pela política de criação de áreas indígenas - Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados

15:00 – 16:00 - Encerramento do Julgamento e entrega das premiações do Concurso Leiteiro e dos melhores exemplares das raças Holandesa e Jersey

Sexta-feira, 27 de setembro

Manhã
08:00 – Recepção das excursões nas estações de campo

Tarde
14:00 – 14:45 “Manejo de pastagens para altas produtividades no Rio Grande do Sul” Renato Serena Fontaneli (Pesquisador CNPT e Professor da UPF – Passo Fundo, RS)

15:00 – 16:00 Encerramento do Julgamento e entrega das premiações do Concurso Leiteiro e dos melhores exemplares da raça Gir Leiteiro.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Agrotecnoleite.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?