Demanda por leite faz com que China se torne maior mercado de exportação da NZ

A grande demanda da China por leite de qualidade deverá fazer com que o país se torne, pela primeira vez, o maior mercado de exportação da Nova Zelândia. A vizinha Austrália tem sido há muito tempo o maior mercado da Nova Zelândia, no entanto, dados divulgados na sexta-feira pelo Statistics New Zealand mostraram que no primeiro trimestre de 2013, as exportações para a China aumentaram em 32% com relação ao ano anterior, atingindo NZ$ 2,3 bilhões (US$ 1,94 bilhões). No mesmo período, as exportações à Austrália caíram em 7%, para NZ$ 2,2 bilhões (US$ 1,86 bilhão).

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A grande demanda da China por leite de qualidade deverá fazer com que o país se torne, pela primeira vez, o maior mercado de exportação da Nova Zelândia. A vizinha Austrália tem sido há muito tempo o maior mercado da Nova Zelândia, no entanto, dados divulgados na sexta-feira pelo Statistics New Zealand mostraram que no primeiro trimestre de 2013, as exportações para a China aumentaram em 32% com relação ao ano anterior, atingindo NZ$ 2,3 bilhões (US$ 1,94 bilhões). No mesmo período, as exportações à Austrália caíram em 7%, para NZ$ 2,2 bilhões (US$ 1,86 bilhão).

Os Estados Unidos continuam sendo o terceiro maior mercado da Nova Zelândia, com vendas de NZ$ 1,2 bilhão (US$ 1,01 bilhão) no trimestre, 10% a mais que no ano anterior.

Cerca de 40% dos gastos da China com compras de produtos neozelandeses foram com leite em pó e outros produtos lácteos. O país gastou 17% em madeira e 12% em carnes.

As exportações da Nova Zelândia à China mais que triplicaram desde 2008, quando os dois países assinaram o acordo de livre comércio, o primeiro desse tipo assinado pela China com uma nação desenvolvida. Na época do acordo, a China comprou 5% das exportações da Nova Zelândia e hoje, compra 20%.

O ministro de Desenvolvimento Econômico da Nova Zelândia, Steven Joyce, disse que acha que a demanda chinesa continuará crescendo. “As limitações são mais nossas que da China. Ele disse que a China é um dos vários mercados em crescimento da Ásia. “É parte de uma mudança no poder do consumidor do Ocidente ao Oriente”.

Os dados comerciais são apenas para bens, não incluindo serviços e outras atividades econômicas. As vendas de produtos lácteos neozelandeses à China aumentaram mais rápido do que o comércio em geral. Alguns pais chineses estão dispostos a pagar um preço diferencial por fórmulas infantis feitas com leite em pó neozelandês, porque consideram esse produto de melhor qualidade e mais seguro do que o leite em pó local, uma vez que, em 2008, seis bebês morreram na China e outras 300.000 crianças ficaram doentes por consumirem fórmulas infantis contaminadas com o composto químico industrial melamina, adicionada ao leite adulterado com água para enganar nos testes de níveis de proteína.

A reportagem é do http://www.startribune.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
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