Demanda mundial fomentará a pecuária leiteira de Minas Gerais

Devido ao cenário econômico mundial ainda desfavorável para o leite, já que os preços estão abaixo do indicado, as projeções para o setor em Minas Gerais são cautelosas. Mesmo assim, as expectativas são positivas e a produção deve encerrar 2026 com alta de 23,4% frente a 2016, totalizando 11,55 bilhões de litros.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

pecuária de Minas Gerais A pecuária de Minas Gerais continuará em crescimento ao longo da década de 2016/2026. Assim como na agricultura, o uso de tecnologias, desde a melhoria genética, passando pelo manejo e alimentação até o bem-estar animal, é essencial para os bons resultados no aumento da produção, ganho de qualidade e competitividade do setor. A demanda mundial crescente por alimentos e a possibilidade de abertura de novos mercados para as proteínas produzidas em Minas Gerais vão estimular o crescimento da produção.

O levantamento “Projeções do Agronegócio – Minas Gerais 2016 a 2026” foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Devido ao cenário econômico mundial ainda desfavorável para o leite, já que os preços estão abaixo do indicado, as projeções para o setor em Minas Gerais são cautelosas. Mesmo assim, as expectativas são positivas e a produção deve encerrar 2026 com alta de 23,4% frente a 2016, totalizando 11,55 bilhões de litros.

O rebanho de vacas ordenhadas também tende a crescer, porém em níveis menores que os observados na produção, indicando ganho em produtividade. A projeção para 2026 prevê um rebanho de 6,5 milhões de cabeças em produção, aumento de 17,72% em 10 anos e de 1,65% ao ano.

A expectativa em relação à produtividade do rebanho das vacas ordenhadas é de alcançar, em 2026, 1,78 mil litros de leite por vaca ao ano, um crescimento de 4,8% na década. O índice de crescimento esperado na produtividade dos animais, apesar de positivo, ficará 66,87% menor que o observado na década de 2006 - 2015, mostrando a tendência de os pecuaristas investirem em rebanhos de vacas mestiças provenientes do cruzamento entre as raças holandesa e zebu. A iniciativa permite a dupla produção, viabilizando a captação de leite e de bezerros para recria, engorda e abate.

Em relação às exportações, a tendência é de queda de 33,01% com o embarque de 17 mil toneladas de lácteos, frente ao volume de 25,2 mil toneladas esperadas para 2016. Já as importações tendem a ficar 15,32% maiores, somando 7,9 mil toneladas em 2026. 

As informações são do Diário do Comércio.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José Xavier Soares
JOSÉ XAVIER SOARES

GUARANI - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/01/2017

Bem , devia ser dado a liberdade ao pessoal da SEAPMG - IMA-EMATER-MG - EPAMIG -EMBRAPA e afins para que cada técnico seu pudesse montar um curral e se dedicasse a TIRAR LEITE sem utopia ; e estas explorações fossem dos próprios técnicos e que tivessem de se manter através destas , passando por todas as mazelas que passam o tirador de leite mineiro (não vale , por exemplo a EMBRAPA onde o dinheiro é injetado de verbas do contribuinte .... ) aí sim , começariam a repensar o que é a Pecuária de Leite de fato e ver in loco o que a apregoada cadeia produtiva do leite faz a aqueles que entraram nela .
Qual a sua dúvida hoje?