Nos anos 1930, o primeiro iogurte aromatizado com frutas foi lançado na França. O slogan era "Delicioso e saudável, Danone é a sobremesa perfeita para uma digestão saudável e prazerosa". A marca, hoje conhecida em cerca de 120 países, é uma homenagem do fundador Isaac Carasso ao filho, Daniel, conhecido como "Danon". Foi justamente o herdeiro que abriu a primeira loja de varejo da marca, em Paris.
A Danone chega ao Brasil em 1970 com o primeiro iogurte com polpa de frutas. Em nove meses, a produção foi de 6.000 a 24 mil potes por hora –a empresa não revela números de sua produção atual.
"A Danone está comprometida com a alimentação saudável desde o início de sua criação", conta Maria Fernanda Mello, diretora de Comunicação Corporativa da Danone. "É pioneira em unir em sua mensagem aspectos como saúde e prazer", diz.
Com uma matriz em São Paulo e fábrica em Poços de Caldas (MG), a Danone tem nove produtos lácteos em linha: Danoninho, Danone Kids, Danette, Dan'Up, Corpus, Actimel, Activia, Danio e Danone.
O iogurte natural e Danette, por exemplo, transcenderam a categoria sobremesa e foram introduzidos na culinária. "A preocupação com a saudabilidade aumentou a relevância do iogurte no universo gastronômico", diz David Laloum, presidente da Y&R, agência da Danone.
Para ele, o novo status se deve ao resgate do prazer de cozinhar em casa e ao fato de o iogurte ser versátil, "capaz de transformar sabores: seja doce, seja salgado".
As informações são do jornal Folha de São Paulo.