O evento contou com uma série de apresentações para os produtores, e atividades para as esposas e filhos. João Sousa, Gerente Danone para a América Latina, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou a agenda do dia. Na sequência, Mauricio Câmara, Presidente da Danone Brasil, falou sobre a filosofia da empresa e os novos planos de ação. “A Danone acredita que a única forma de se criar um modelo de negócio sustentável ao longo do tempo é através de relações sólidas com seus fornecedores, clientes, distribuidores, funcionários e governo, ou seja, relações transparentes e de confiança, de longo prazo”, ressaltou o Presidente da Danone Brasil.
Figura 1 - Mauricio Câmara, Presidente da Danone Brasil.
Em sua apresentação, Câmara mostrou lançamentos da empresa e como os produtos estão sendo apresentados ao mercado consumidor. “Existe um grande potencial para aumentar o consumo de iogurtes no Brasil. Por isso estamos investindo em novos produtos e reforçando sua imagem através de fortes campanhas de marketing”, afirmou.
Câmara enfatizou a posição da empresa frente a atual crise econômica do país. “Vamos continuar investindo, criando novas opções. Perante a crise, a Danone vai lutar para ser mais eficiente, mais produtiva e competitiva. Esse é o caminho que estamos seguindo, não vamos viver a crise”, ressaltou o Presidente da Danone Brasil.
Marcelo Pereira de Carvalho, Diretor Executivo da AgriPoint, apresentou um panorama sobre o mercado lácteo nacional e internacional, e falou sobre a relação de fidelização entre indústrias e fornecedores. “Todos os países sofreram os impactos da queda dos preços do leite em pó no mercado internacional, principalmente os tradicionais exportadores, como Nova Zelândia”, afirmou Carvalho. Segundo ele, o Brasil está vivenciando fatos que há muitos anos não eram vistos, como a redução da produção e do consumo interno. “Estes fatores impactaram nos preços ao produtor”.
Figura 2 - Marcelo Pereira de Carvalho, Diretor Executivo da AgriPoint.
Na sua opinião, o lado positivo é que, no atual valor do dólar e com a recuperação dos preços externos do leite, as importações se tornam inviáveis, e cria-se uma situação favorável para retomarmos as exportações de lácteos. “Neste cenário, temos um contexto para 2016 de oferta ajustada, com exportações mais altas e importações menores. Apesar da demanda fraca e da necessidade de se trabalhar de forma muito eficiente os custos de produção, é um cenário que se mostra mais favorável para o setor lácteo”, afirma Marcelo Carvalho.
Sobre a relação indústria-fornecedor, o diretor da AgriPoint ressaltou a importância de se criar uma relação de cooperação entre as partes, e não de competição. “As relações no setor lácteo estão se fortalecendo. A fidelização é muito importante, pois a reposição de fornecedores implica num alto custo e vários riscos para a indústria”, disse Carvalho. “Já para os produtores, os atributos de valor dizem respeito à segurança no pagamento, idoneidade da empresa, vantagens e serviços oferecidos pela mesma, além do preço e bonificações pagos pelo leite e níveis de qualidade”, afirmou.
Segundo Marcelo Carvalho, “para uma relação de ganha-ganha, é preciso que exista uma transparência, com objetivos bem definidos, monitoramento, comunicação clara e limpa, além dos ajustes necessários ao longo do tempo”, finalizou.
Os produtores assistiram também a uma peça de teatro humorístico, e na sequência foi realizada a Premiação Troféu Leite, nos quesitos Qualidade e Eficiência.
Após o almoço, os produtores puderam visitar os stands das empresas expositoras, conhecendo novidades e adquirindo produtos e serviços.
Figuras 3 e 4 - Público do evento e stands.
Equipe MilkPoint
