Danone e PepsiCo contestam afirmações da Rússia de que seus produtos lácteos estavam adulterados

A Danone e a PepsiCo contestaram as afirmações feitas pelo Ministério de Agricultura da Rússia de que os produtos lácteos que processam no país são adulterados [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A Danone e a PepsiCo contestaram as afirmações feitas pelo Ministério de Agricultura da Rússia de que os produtos lácteos que processam no país são adulterados. Em uma visita à Sibéria na semana passada, o ministro da Agricultura da Rússia, Nikolai Fedorov, disse que os produtos lácteos produzidos pela Unimilk – que pertence à Danone – e pela Wimm-Bill-Dann, da PepsiCo, continham uma pequena quantidade de leite. “Nesses produtos, no máximo 20% vem de leite real – o resto é uma mistura processada de leite com coco, óleo de palma e outros aditivos”, disse Fedorov, segundo a agência russa de notícias, ITAR-TASS.

Ele também pediu que os escritórios regionais ficassem de olho na Wimm-Bill-Dann e na Unimilk e “não permitissem que elas extorquissem dinheiro das regiões ou se aproveitassem das matérias-primas baratas que nossos pobres camponeses produzem”.

A Danone e a PepsiCO negaram as alegações. Falando em nome da Wimm-Bill-Dann, que é controlada pela PepsiCo desde 2010, essa negou violar as leis de alimentos da Rússia. “Produzimos uma ampla gama de produtos lácteos de alta qualidade na Rússia, usando leite de produtores de todo o país”, disse o porta-voz da PepsiCo. “Nossos produtos e práticas cumprem totalmente com a legislação russa e usamos leite de vaca”.

A Danone, que adquiriu a Unimilk em 2010, demandou que Fedorov retirasse publicamente seus comentários. A Danone Rússia disse que as alegações eram difamatórias. “Nós, Danone Rússia, e toda a nossa equipe estamos profundamente ofendidos com essa afirmação. Não somente estamos indignados com essas afirmações, mas as consideramos uma calúnia direta, causando danos à nossa reputação na Rússia e em todo o mundo. Demandamos uma refutação pública de informação falsa que nos desacreditou”.

Sobre as afirmações de Fedorov de que seus produtos são feitos usando “uma mistura de leite”, a Danone reconheceu que um item, que representa menos de 0,4% das vendas na Rússia, contém gorduras vegetais. “Somente um produto em nosso portfólio é produzido usando gorduras vegetais – um queijo, que é produzido sob contrato por terceiros. Declaramos com total responsabilidade que nenhuma fábrica de laticínios da Danone na Rússia comprou um único grama de óleos vegetais”.

A reportagem é do Dairy Reporter.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Antonio Luiz Michel Abilio
ANTONIO LUIZ MICHEL ABILIO

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/12/2014

Observe a composição dos produtos lácteos feito no Brasil e veja com a população desconhece o que esta consumindo, é uma brincadeira.
Qual a sua dúvida hoje?