ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: produtores do interior apostam na produção do 'leite verde'

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/04/2020

2 MIN DE LEITURA

2
0

Uma fazenda do interior de São Paulo virou referência na produção de leite. A atividade chama atenção em todos os aspectos: vacas com genética boa, manejo caprichado, ordenha moderna e muito cuidado com a pastagem, que é irrigada o ano todo. O resultado não poderia ser outro: bem-estar animal e mais produtividade para o criador.

A propriedade de uma família de criadores fica em Mogi Mirim, em uma área de 1.200 hectares, que conta com 3 mil cabeças de gado, sendo 800 vacas Girolando, que produzem leite a pasto, o chamado “leite verde”.

A ideia dos pecuaristas que tocam a propriedade é colocar o maior número de vacas pastando no mesmo espaço, atualmente este índice é de 16 animais por hectare (10 mil metros²), em um sistema intensivo, com pastejo rotacionado.

Três pivôs de irrigação garantem a qualidade da área, sem isso não seria possível ter um aproveitamento tão bom. O investimento foi de R$ 7 mil por hectare e valeu a pena. Como comparativo, as fazendas da região sem irrigação tem uma taxa de ocupação de 3 animais por hectare no verão e apenas 1 no inverno.

O agrônomo André Luís Breda explica que o investimento garante mais produtividade, o que acaba diminuindo os custos de produção no final. Cada vaca da propriedade produz 24 litros de leite por dia. A ideia é produzir um leite de vacas livres, mais próximas da realidade do que o animal nasceu pra fazer.

Sustentabilidade sem preço

O mercado ainda não paga a mais pelo leite verde, mas a fazenda aposta que a sustentabilidade vai fazer diferença no futuro.

E, para ser sustentável, o uso da água também tem que ser racional. A principal fonte de água dos 6 pivôs da fazenda (3 para produção de grãos e 3 para o pasto) vem de um conjunto de nascentes que passam pela propriedade.

A segunda fonte é a água da chuva, que é captada por sistema da propriedade. Em último caso, os pecuaristas têm autorização ambiental para bombear água do Rio Mogi. Não é a melhor opção porque aumenta o custo da energia elétrica, mas vira uma solução na época de seca.

A fazenda trabalha com o conceito de “pulmão hídrico”, que é manter reservas para não sobrecarregar o rio e até devolver água para lá quando a represa da propriedade estiver com volume alto.

Boa genética

Cerca de 20% da renda da empresa vem do comércio de embriões, cada um sai por mais ou menos R$ 350. A meta é aumentar ainda mais as vendas.

O melhoramento genético parece um sonho impossível para pequenos produtores, mas a fazenda vê neles uma chance de aumentar as vendas.

E é assim com sustentabilidade, genética e muito cuidado que o leite verde vai buscando seu espaço pelo grande celeiro que é o Brasil.

As informações são do Globo Rural.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DARLAN ALVES BITENCOURT

EM 16/07/2020

Boa tarde, qual é nome da fazenda? Como faço pra compra embriões?
DAVI VINICIUS LINO AGUIAR

GOIÂNIA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 24/04/2020

Como fazer parar comparar os embriões?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures