Cooperativas querem fim dos repasses para o Instituto Gaúcho do Leite

A próxima reunião do Conselho Deliberativo do Fundoleite irá debater a suspensão de repasses de verba para o Instituto Gaúcho do Leite (IGL). O pleito parte, desta vez, do conjunto das cooperativas gaúchas, que, na semana passada se reuniram, durante encontro da Câmara Setorial do Leite da Ocergs, e fecharam questão sobre o tema. O secretário da Agricultura, Ernani Polo, confirma a informação e diz que recebeu por escrito a manifestação, que sinaliza dois pontos a serem discutidos no encontro com demais integrantes do Conselho.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A próxima reunião do Conselho Deliberativo do Fundoleite irá debater a suspensão de repasses de verba para o Instituto Gaúcho do Leite (IGL). O pleito parte, desta vez, do conjunto das cooperativas gaúchas, que, na semana passada se reuniram, durante encontro da Câmara Setorial do Leite da Ocergs, e fecharam questão sobre o tema. O secretário da Agricultura, Ernani Polo, confirma a informação e diz que recebeu por escrito a manifestação, que sinaliza dois pontos a serem discutidos no encontro com demais integrantes do Conselho. O primeiro é a suspensão do convênio entre o Fundoleite e o IGL, devido aos fatos recentes envolvendo a atuação do Instituto. Há cerca de um mês, a entidade vem sendo criticada, primeiramente por conta da gestão dos recursos.

Outros fatos vieram à tona: a prisão preventiva do secretário do IGL, Clóvis Marcelo Roesler, solicitada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) por conta de irregularidades identificadas na 11ª Operação Leite Compensado e na 4ª Operação Queijo Compensado. As investigações constataram, ainda, articulação entre Roesler e o diretor executivo do IGL, Oreno Ardêmio Heineck, para supostamente interferir na atuação da Justiça e derrubar Polo do cargo.

Outro pedido manifestado pelas cooperativas é para que o Conselho Deliberativo do Fundoleite rediscuta o funcionamento do Fundo. As entidades que representam o setor cooperativista no Estado (Ocergs e Fecoagro-RS) também assinam o documento e defenderão a pauta do grupo no encontro de quinta-feira.

A posição foi unânime entre as cooperativas reunidas, segundo aponta Polo, citando as principais: Piá, Santa Clara, Languirú, CCGL, entre outras.

Entenda o caso:

Esquema visaria barrar apuração de fraude no leite

As informações são do Jornal do Comércio.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?