Convênio assinado na Expozebu beneficia o Pró-Genética

A busca de melhoria genética para o rebanho bovino de Minas Gerais, com foco nas pequenas e médias propriedades, será intensificada. O compromisso foi firmado no sábado (3/5), durante a abertura da 80ª Expozebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, pelas instituições público-privadas que atuam em parceria no Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética). Na abertura do evento, foi assinado e renovado termo de cooperação técnica entre [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A busca de melhoria genética para o rebanho bovino de Minas Gerais, com foco nas pequenas e médias propriedades, será intensificada. O compromisso foi firmado no sábado (3/5), durante a abertura da 80ª Expozebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, pelas instituições público-privadas que atuam em parceria no Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética).

Na abertura do evento, com a participação do governador Alberto Pinto Coelho, foi assinado e renovado termo de cooperação técnica entre o Governo de Minas e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). O objetivo é desenvolver ações que viabilizem a aquisição e comercialização de animais e sêmen geneticamente melhorados nas Feiras de Touros, com foco nas pequenas e médias propriedades.

Por meio do acordo também será criada e implementada ferramenta eletrônica de consulta denominada “Banco de Ofertas”, a ser disponibilizada pela ABCZ via link na internet.

O Pró-Genética tem a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) com suas vinculadas Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Programa e parceria foram iniciados em 2006, entre o Governo de Minas e a ABCZ. Implementado no Governo Aécio Neves, o Pró-Genética visa fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite por meio da introdução de touros melhoradores nas propriedades. Em 2013, na regional de Uberaba, foram realizadas sete feiras de venda de reprodutores, com a oferta de 277 touros e a comercialização de 133 animais. Para 2014, a previsão é de que sejam realizadas oito feiras. Segundo dados da Secretaria da Agricultura, em todo o Estado o Pró-Genética realizou 43 feiras e leilões em 2013, possibilitando a comercialização de mais de 1 mil touros de alta genética. Para 2014, a meta é a realização de 45 feiras e leilões no Estado por meio do programa”, informa o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo.

Os touros melhoradores, com qualidade garantida pela ABCZ, são adquiridos nas feiras pelos pecuaristas com orientação dos técnicos da Emater-MG e o pagamento é facilitado pelas instituições bancárias integradas à parceria do Pró-Genética”.

Pró-Genética Leite

Durante a Expozebu, o governador Alberto Pinto Coelho informou que, a fim de contribuir ainda mais para o fortalecimento do zebu, está em processo de desenvolvimento o Pró-Genética Leite, que começou a ser implementado no Governo Anastasia. De acordo com o governador, essa nova iniciativa contará com a parceria da ABCZ e da Associação do Girolando, visando a reposição de matrizes leiteiras.

Alberto Pinto Coelho acompanhou a vacinação de um exemplar da raça Zebu, ato que marca o lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizada entre os dias 1 e 31 de maio. O governador de Minas também recebeu do presidente da ABCZ a medalha comemorativa aos 80 anos da Expozebu.

Estima-se que a “Expozebu 80 anos” supere os R$ 150 milhões obtidos em 2013 com os leilões e negócios. Somente para os 36 leilões e os quatro shoppings de animais, a expectativa é que R$ 50 milhões sejam movimentados. Cerca de 100 estandes de empresas foram instalados no Parque de Exposições Fernando Costa. A Associação Brasileira de Criadores de Zebu calcula que 220 mil pessoas passem pela feira, incluindo a visita de cerca de 300 estrangeiros de 30 países.

Parceria forte

Também são parceiros do Pró-Genética: Associação do Girolando, Associação Brasileira do Gado Gir Leiteiro (ABCGIL), Associação Mineira dos Criadores de Zebu (MCZ) Sindicatos de Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativas e Associações de Produtores Rurais, Prefeituras Municipais, e Agentes Financeiros ( Sicoob), Banco do Brasil e Banco do Nordeste.


As informações são da Assessoria de Comunicação Social da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?