Para discutir os resultados da genética da resistência do carrapato-do-boi aos produtos químicos e a melhor forma de controlar este parasita, o Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realizará o “IV Workshop Controle de Carrapatos”, dia 14 de agosto de 2014, a partir das 8 horas, em Nova Odessa (SP).
Para falar sobre a situação de populações de carrapatos de todo o Brasil em relação à resistência genética a diferentes tipos de carrapaticidas, e os fatores de risco para se chegar a uma situação crítica de resistência dos carrapatos a carrapaticidas, foi convidada a pesquisadora da Embrapa Rondônia, Luciana Gatto.
Em seguida, o professor Romário Cerqueira Leite, da Universidade Federal de Minas Gerais, irá expor as técnicas apropriadas para aplicação correta do carrapaticida, a pressão correta da bomba pulverizadora, a maneira correta de aplicar o carrapaticida sobre o animal, os cuidados com os animais e com o aplicador do carrapaticida, qual o melhor momento de aplicá-lo, divulgando pesquisas com esta temática.
Na parte da tarde, haverá uma mesa redonda, onde se discutirá diferentes formas de controle do carrapato: controle seletivo em gado de corte, controle alternativo em gado de leite e controle estratégico. Nesta mesa redonda estarão presentes o doutorando Lew Kan Sprenger, orientado do Prof. Marcelo B. Molento da UFPR, que irá contar a sua experiência pessoal com o tratamento seletivo em rebanhos de corte no sul do Brasil, e a pesquisadora do IZ Cecília José Veríssimo, que irá relatar resultados com pesquisas sobre controle alternativo para gado leiteiro – gado resistente ao carrapato, homeopatia, fitoterapia e controle biológico.
Para fechar a discussão da mesa redonda, a pesquisadora Márcia Mendes, do Instituto Biológico (IB/Apta), irá apresentar uma proposta de controle estratégico do carrapato-do-boi para o Estado de São Paulo.
Para debater todas essas formas de controle, a coordenação convidou a professora Rosangela Zacarias Machado, da Unesp de Jaboticabal, com muita experiência em doenças transmitidas pelo carrapato – Anaplasmose e Babesiose.
Para finalizar o evento, haverá a palestra do Médico Veterinário Carlos Pagani Netto, responsável pela implantação do Projeto CATI Leite no Estado de São Paulo, que abordará a melhor maneira de todas as informações transmitidas durante o evento chegarem até o produtor rural.
Para maiores informações sobre a programação e taxa de inscrição, acesse:
www.infobibos.com/carrapato
A notícia é da Assessoria de Comunicação do IZ.
Controle do carrapato-do-boi é tema de Workshop no IZ
Para discutir os resultados da genética da resistência do carrapato-do-boi aos produtos químicos e a melhor forma de controlar este parasita, o Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realizará "IV Workshop Controle de Carrapatos", dia [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.