Consumo domiciliar reaquece no 3º trimestre; promoção impacta frequência de compra

Após registrar sucessivas quedas, o consumo dos lares brasileiros apresentou sinais de reaquecimento no terceiro trimestre deste ano. A conclusão é do estudo Consumer Insights, elaborado pela Kantar Worldpanel.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Após registrar sucessivas quedas, o consumo dos lares brasileiros apresentou sinais de reaquecimento no terceiro trimestre deste ano. A conclusão é do estudo Consumer Insights, elaborado pela Kantar Worldpanel

De acordo com o levantamento, houve aumento na quantidade de unidades compradas, alta de 3,6% na comparação com o mesmo período do ano passado –, variação positiva em valor deflacionado pelo segundo trimestre consecutivo (4,5%), além de interrupção na sequência de queda da frequência.

Nesse cenário, as classes mais altas impulsionaram as compras - A/B1 registrou alta de 4,3% na frequência, B2, 1,2% e C1, 2,7%. Já as mais baixas seguiram apostando na racionalização, com queda de 3,7% no mesmo quesito.

varejo - consumo

As regiões Norte/Nordeste, Grande São Paulo e Sul se destacam entre as que impulsionam o consumo. No entanto, entre elas há uma diferença de comportamento. No Nordeste, a racionalização se materializa na queda da frequência (-6,5%) e há aumento nas unidades por viagem (5,4%). Na Grande São Paulo, no entanto, a frequência sobe 8,1% e tem declínio de 2,6% nas unidades por viagem. As variações positivas são puxadas pela cesta de alimentos e limpeza.

Segundo o Consumer Insights, apenas 40% das categorias da cesta da Kantar Worldpanel apresenta crescimento consolidado e puxa o consumo para cima em unidades. Entre elas se destacam chá líquido, molho para salada, suco congelado, cloro, presuntaria, creme de leite e linguiças.

Outra característica do período apontada pelo estudo é que o consumidor está buscando mais promoções, o que impacta a frequência de compra – 55,5% dos lares aumentaram a quantidade de idas aos pontos de venda, o que representa 25,8 milhões de domicílios. Ao todo, são mais de 5 viagens ao PDV (ponto de venda), sendo que em três delas itens em promoção entraram nos carrinhos. O atacarejo, que há tempos se destaca entre os canais, continuou atraindo mais compradores, contribuindo para o impacto positivo do terceiro trimestre.

Dados do Consumer Insights revelam ainda que 55% dos domicílios do país aumentaram o consumo no período analisado – lares com donas de casa mais jovens, com até 39 anos e que vivem em casas menores de grandes centros urbanos, no Nordeste e na Grande São Paulo, e que integram as classes A/B.

Já os domicílios com donas de casa mais maduras, vivendo no leste e interior do Rio de Janeiro e Grande Rio, em lares maiores, com 2-3 filhos e da classe C, passaram a comprar menos. Os indivíduos que aumentaram o gasto tiveram como prioridade os alimentos, deixando um pouco de lado produtos de higiene e beleza, com promoções tendo grande importância na hora da compra, já os que diminuíram também deram destaque à alimentação, mas travando uma luta para não abandonar conquistas recentes.

As informações são da Kantar Worldpanel. 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?