As inscrições já estão abertas no site, onde também está disponível o regulamento do concurso. Serão julgadas onze categorias: Queijo Prato lanche 3 kg, Queijo Gouda, Queijo Provolone, Queijo Parmesão, Queijo Reino, Queijo Minas Padrão, Requeijão cremoso,- Doce de leite pastoso, Queijo tipo Gorgonzola, Destaque Especial e Manteiga de Primeira Qualidade.
“A avaliação é criteriosa, feita por cerca de 25 juízes especializados, vindos de universidades, serviços de inspeção e instituições de pesquisa, que podem apontar com segurança qual o melhor produto. Temos credibilidade e isso é um aval para a indústria se fortalecer no mercado”, afirma o coordenador Fernando Resplande Magalhães. Serão premiados os três melhores produtos de cada categoria, levando-se em consideração os critérios aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.
Concurso tradicional
Tradicional no segmento laticinista, a expectativa é de que cerca de 50 indústrias de todo país participem este ano do concurso. O julgamento dos produtos será realizado nos dias 14 e 15 de julho, a partir de 14h, no laboratório de análise sensorial, que fica no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). A premiação será entregue em solenidade especial no dia 16 de julho, no Expominas Juiz de Fora, marcando o encerramento do Minas Láctea 2015.
Minas Láctea 2015
Além do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o Minas Láctea engloba outros três importantes eventos do setor laticinista na América Latina: Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e Congresso Nacional de Laticínios. A edição 2015 acontece de 14 a 16 de julho com atividades no Expominas e no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. O evento é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).
Programação completa no site do evento.
As informações são da Assessoria de Divulgação Minas Láctea.