Concurso leiteiro termina com recordes

A 80ª edição da Expozebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, registrou cinco recordes em concursos leiteiros. A competição encerrada na noite de anteontem teve a participação de 32 fêmeas da raça gir, 26 de guzerá e dez sindi. Entre as gir, a grande campeã foi [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A 80ª edição da Expozebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, registrou cinco recordes em concursos leiteiros. A competição encerrada na noite de anteontem teve a participação de 32 fêmeas da raça gir, 26 de guzerá e dez sindi.

Entre as gir, a grande campeã foi Artemiza FIV, do expositor Carlos Eduardo de A. Bezerra. Ela produziu 185,74 litros de leite e obteve média de 61,91 litros de leite, sagrando-se a nova recordista da categoria Vaca Adulta. As informações são da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), realizadora da exposição.

Já na categoria Fêmea Jovem, o novo recorde pertence à Oquema FIV Vila Rica, da expositora Maria do Carmo Oliveira Menezes, cuja produção total foi de 146,70 litros de leite e a média de 48,90 litros de leite. As duas novas recordistas superaram recordes estabelecidos na Expozebu.

Na raça guzerá, houve quebra de recorde mundial na categoria Vaca Adulta. A grande campeã Manaca JF, do expositor José Transfiguração Figueiredo, atingiu produção total de 137,18 litros de leite e média de 45,73 litros de leite.

O recorde anterior era da Expozebu 2013. Já na categoria Fêmea Jovem, a vencedora Abelia FIV Taboquinha, do expositor Sinval Martins de Melo, bateu o recorde da Feileite 2012, com a produção de 90,70 litros e média de 30,23 litros.

Sindi - Na raça sindi, o novo recorde foi estabelecido na categoria Vaca Jovem pela fêmea Bissetriz AJCF, do expositor Adaldio José de Castilho Filho. Ela produziu 115,16 litros de leite e média de 38,39 litros. A campeã da raça foi Aroeira JNB, do mesmo expositor, com produção total de 98,18 litros de leite e média de 32,73 litros de leite.

Todas as raças tiveram concurso de qualidade do leite para gordura e proteína. Na nova categoria Persistência, houve premiação na raça sindi para a fêmea Sindi Paz FIV da Estiva, do expositor Adaldio José de Castilho Filho.

Os 20 anos do "Sumário de Touros da raça Guzerá" foram comemorados na noite de anteontem na Expozebu 80 Anos. O lançamento da versão 2014 ocorreu no salão nobre da ABCZ. Durante o evento, os profissionais e criadores que contribuíram para o programa de melhoramento genético da raça foram homenageados pelo Centro Brasileiro de Melhoramento Genético (CBMG).

A presidente do CBMG, Ariane Menicucci, fez a entrega das homenagens e anunciou as novidades do Sumário de Touros. O gerente do Escritório Técnico Regional da ABCZ no Espírito Santo, Roberto Winkler, foi um dos homenageados.

A reportagem é do Diário do Comércio.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Diego José de Carvalho
DIEGO JOSÉ DE CARVALHO

BAMBUÍ - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/05/2014

Sindi - Na raça sindi, o novo recorde foi estabelecido na categoria Vaca Jovem pela fêmea Bissetriz AJCF, do expositor Adaldio José de Castilho Filho. Ela produziu 115,16 litros de leite e média de 38,39 litros. A campeã da raça foi Aroeira JNB, do mesmo expositor, com produção total de 98,18 litros de leite e média de 32,73 litros de leite. Só uma duvida este trecho esta realmente certo a vaca jovem produziu mais que a campeã da raça ???
Qual a sua dúvida hoje?