Entre as gir, a grande campeã foi Artemiza FIV, do expositor Carlos Eduardo de A. Bezerra. Ela produziu 185,74 litros de leite e obteve média de 61,91 litros de leite, sagrando-se a nova recordista da categoria Vaca Adulta. As informações são da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), realizadora da exposição.
Já na categoria Fêmea Jovem, o novo recorde pertence à Oquema FIV Vila Rica, da expositora Maria do Carmo Oliveira Menezes, cuja produção total foi de 146,70 litros de leite e a média de 48,90 litros de leite. As duas novas recordistas superaram recordes estabelecidos na Expozebu.
Na raça guzerá, houve quebra de recorde mundial na categoria Vaca Adulta. A grande campeã Manaca JF, do expositor José Transfiguração Figueiredo, atingiu produção total de 137,18 litros de leite e média de 45,73 litros de leite.
Sindi - Na raça sindi, o novo recorde foi estabelecido na categoria Vaca Jovem pela fêmea Bissetriz AJCF, do expositor Adaldio José de Castilho Filho. Ela produziu 115,16 litros de leite e média de 38,39 litros. A campeã da raça foi Aroeira JNB, do mesmo expositor, com produção total de 98,18 litros de leite e média de 32,73 litros de leite.
Todas as raças tiveram concurso de qualidade do leite para gordura e proteína. Na nova categoria Persistência, houve premiação na raça sindi para a fêmea Sindi Paz FIV da Estiva, do expositor Adaldio José de Castilho Filho.
Os 20 anos do "Sumário de Touros da raça Guzerá" foram comemorados na noite de anteontem na Expozebu 80 Anos. O lançamento da versão 2014 ocorreu no salão nobre da ABCZ. Durante o evento, os profissionais e criadores que contribuíram para o programa de melhoramento genético da raça foram homenageados pelo Centro Brasileiro de Melhoramento Genético (CBMG).
A presidente do CBMG, Ariane Menicucci, fez a entrega das homenagens e anunciou as novidades do Sumário de Touros. O gerente do Escritório Técnico Regional da ABCZ no Espírito Santo, Roberto Winkler, foi um dos homenageados.
A reportagem é do Diário do Comércio.
