O concurso regional é promovido em parceria pela Emater-MG, Prefeitura de Araxá, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e associações de produtores. Os objetivos são valorizar, divulgar e incentivar a produção de queijos artesanais de qualidade na região de Araxá. Ao todo serão 12 participantes de cinco municípios. Todos eles têm suas queijarias certificadas pelo IMA.
Os queijos serão avaliados segundo os critérios: aspecto global, cor, textura, consistência, aroma e sabor. O julgamento será feito por sete jurados. Serão premiados os cinco melhores colocados.
A extensionista da Emater-MG, Gisele Cintra, explica que a microrregião de Araxá é formada por 11 municípios. Segundo ela, esses municípios têm um total de 27 produtores cadastrados pelo IMA, que produzem por mês 30 toneladas do Queijo Minas Artesanal. Todos eles recebem orientação técnica da Emater-MG para produzir queijos de qualidade. “Há todo um acompanhamento da edificação estrutural de queijarias e adequações das mesmas. O acompanhamento também é feito com a participação do IMA, que é o órgão que chancela o empreendimento”, diz Gisele Cintra.
De acordo ainda com a extensionista, a empresa orienta os produtores sobre a saúde do rebanho, boas práticas de fabricação e boas práticas agropecuárias. “Também auxiliamos os produtores quanto a documentação necessária para a legalização das queijarias e na viabilização do crédito financeiro para a construção/adequação do empreendimento”, afirma.
Queijo Minas Artesanal no Estado
De acordo com a Emater-MG, as sete regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal (Serro, Canastra, Araxá, Campo das Vertentes, Cerrado, Triângulo Mineiro e Serra do Salitre) têm 9.789 produtores, que são responsáveis por uma produção de cerca de 29.897 toneladas de queijo por ano. A Emater-MG orienta os produtores sobre adequações das queijarias, currais e anexos, obtenção higiênica do leite, tratamento de água, controle sanitário do rebanho, boas práticas agropecuárias, boas práticas de fabricação e exigências da legislação vigente. A empresa também exerce um papel importante na mobilização e organização dos produtores.
As informações são da Emater-MG e do Governo de Minas Gerais.