ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nutrição e rentabilidade: conceitos e seus impactos na produção leiteira

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/03/2022

3 MIN DE LEITURA

0
2

Atualizado em 30/03/2022

A produção de leite está intimamente relacionada com a nutrição ofertada ao rebanho, uma vez que a energia e os nutrientes necessários para produzir leite são extraídos dos alimentos fornecidos. Dessa forma, a alimentação dos animais deve suprir as exigências nutricionais de modo que permita o animal expressar todo seu potencial de produção.  

Além disso, a alimentação do rebanho tem relevância significativa nos custos de uma propriedade leiteira. Aproximadamente metade dos gastos são relacionados a alimentação e, tendo em vista este destaque, há a necessidade de gerir de forma eficiente tudo que engloba a alimentação com a finalidade de melhorar a rentabilidade da produção.

Tendo ciência da dimensão da importância dos alimentos na produção de leite, Milton Lima, Zootecnista e professor na Universidade Federal de Goiás, discutiu sobre os conceitos de nutrição e produção de alimentos e sua relação com rentabilidade em sua palestra no Feras da Rentabilidade que aconteceu na última segunda-feira (28/03).

Em sua palestra, Milton abordou os conceitos de alimentação e rentabilidade e correlacionou a importância destes na produção.

A produção de forragem foi citada pelo professor que comentou a importância e suas variadas possibilidades dentro da extensão territorial do país ressaltando as alternativas existentes dentro de cada realidade. “A forragem é a base da produção de leite, é muito difícil uma propriedade leiteira se sair bem se ela tem problemas na produção de forragem. A escolha do tipo e da modalidade de uso – silagem, pastejo, corte direto – vai ser definida de acordo com a realidade de cada propriedade e esta escolha vai influenciar no custo dessa produção e, de alguma maneira, influenciar a rentabilidade da produção leiteira como um todo”, destacou.
 

Imagem 1. Pirâmide alimentar destacando importância da forragem. 


Fonte: Palestra Prof. Milton Lima - Feras da Rentabilidade
 

Quanto a rentabilidade, Milton definiu que o conceito desta é baseado no percentual de remuneração obtido a partir da quantia investida. A nutrição influencia na produção de leite e é determinada pela produção de alimentos dentro da fazenda ou ausência dela, alterando as entradas e saídas financeiras. 

Além de saber os conceitos, saber aplica-los de forma proveitosa é essencial para o sucesso na produção. Milton destacou que fazendas que aplicam de forma eficiente os conceitos e realizam de forma adequada o planejamento da alimentação do rebanho sentem reflexos positivos na produção e, consequentemente, na rentabilidade. "A produtividade de leite é mais elevada em fazendas mais eficientes, reforçando a importância de ter uma base de sustentação de alimentos dentro da propriedade", destacou ele. 

Planejar a alimentação não é simples mas é essencial para o sucesso da produção. O planejamento começa muito antes do plantio, quando é escolhido a semente e realizado o preparo do solo, e vai muito além da colheita, pois sem um bom armazenamento e boa distribuição do nutriente, todo o trabalho é perdido. Milton destacou em sua palestra que para ser um bom produtor é necessário ser um bom agricultor, ressaltando a importância de planejar e dimensionar a necessidade de alimento do seu rebanho e produzir o suficiente - e com sobras - para os animais poderem expressar o seu melhor potencial. 

Além de plantio, colheita e conservação do alimento, saber otimizar o pastejo dos animais também é uma forma de melhorar a eficiência e rentabilidade nas propriedades leiteiras. Milton trouxe em sua palestra alguns dados de experimentos que ressaltam a importância de um manejo correto dos animais para entrada e saída das pastagens de acordo com altura de pasto. "Num experimento prático, a alteração do período fixo de descanso para altura fixa para determinar a entrada no pasto trouxe resultados significativos na produção e reflete mais uma vez a importância da tomada de decisão correta a respeito do manejo adequado propriedade", comentou ele.


Fonte: Palestra Prof. Milton Lima - Feras da Rentabilidade

Definir os conceitos e alinhar colaboradores para realizar o trabalho de forma que os índices tragam dados eficientes e que auxiliem a rentabilidade é de extrema importância para o sucesso da produção e melhora no retorno de investimentos.

A produção de alimentos tem um peso grande nos custos de uma propriedade leiteira e otimizar processos, trabalhar de forma eficiente, acompanhar índices e indicadores pode fazer uma grande diferença na rentabilidade final da sua propriedade. 

Agora, se você ficou interessado e quer saber mais sobre como alinhar os conceitos e colocar em prática ações que vão ajudar sua produção ser mais rentável, saiba que você pode conferir a palestra do Milton completa!!! 

Ainda dá tempo de inscrever e conferir todo o conteúdo. As palestras ficam disponíveis por 30 dias na plataforma do evento e ainda temos mais 3 encontros semanais online. Você com certeza vai aproveitar muito as informações quentinhas que estão rolando no evento. 

Então, não perca mais tempo, clique aqui, confira a programação e se inscrevaVamos nessa?

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures