A satisfação dos clientes está em uma espiral de baixa entre os consumidores de lácteos chineses, de acordo com o último relatório de pesquisa nacional sobre as atitudes dos compradores com relação ao leite fluido, que também destacou como o público está agora demandando produtos de maior qualidade.
Os resultados da pesquisa, feita pela Associação para Qualidade da China (CAQ), que monitora os padrões, podem ser divididos nas áreas de satisfação, formato e distribuição.
O primeiro se refere à satisfação, imagem da marca e qualidade percebida – com todos caindo com relação ao ano anterior, segundo o relatório.
Apesar dessa tendência de baixa nas opiniões ser apenas marginal, ainda deve ser vista como um alerta claro aos processadores e fornecedores de leite, escreveram os autores.
De acordo com o analista de mercado chinês, CCM, os consumidores de leite são sensíveis ao preço, embora, ao mesmo tempo, atribuam maior valor à qualidade e procedência e respondam pouco à atividade promocional. Cada vez que os preços aumentaram, os níveis de satisfação caíram.
O relatório também mostrou a maior popularidade do leite fresco e do leite UHT. O leite UHT, em particular, ganhou popularidade porque seu processo de esterilização de alta temperatura garante aos consumidores preocupados que não há mais bactérias presentes no produto.
Um pouco mais de 30% do mercado agora prefere o leite UHT, segundo a pesquisa do CAQ, enquanto a segunda maior preferência pertence ao leite fresco, principalmente por seus valores nutricionais em relação aos leites aromatizados.
O terceiro ponto chave refere-se a uma preferência substancial pelo leite líquido sobre o leite em pó, que os analistas atribuem a uma consciência das propriedades nutricionais no leite líquido.
E o último ponto lida com as preferências de distribuição: os supermercados ainda representam os lugares mais convenientes para comprar leite. De acordo com a pesquisa, quase 90% dos entrevistados preferiram os supermercados, enquanto o comércio eletrônico representou apenas 2% do mercado de compra de leite. Lojas de conveniência e entrega direta foram o segundo e terceiro canais mais populares após as vendas de supermercados.
Como defensora do potencial que o mercado de lácteos da China tem para os fornecedores internacionais de leite, a CCM disse que as mudanças nas preferências dos consumidores vêm criando novos mercados de lácteos que estão abertos para novos fornecedores. Esses mercados atuariam como contrapeso para a queda gradual no crescimento da demanda de leite líquido que a indústria viu nos últimos anos, acrescentou.
As informações são do Dairy Reporter.
Compradores de lácteos chineses estão menos satisfeitos com seu leite
A satisfação dos clientes está em uma espiral de baixa entre os consumidores de lácteos chineses, de acordo com o último relatório de pesquisa nacional sobre as atitudes dos compradores com relação ao leite fluido, que também destacou como o público está agora demandando produtos de maior qualidade.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.