“Na Ásia, a Índia é o único país com excedente de leite. Principalmente, temos uma vantagem de localização para atender o mercado do sudeste do País. Além disso, a competitividade de preços está lá”, disse o diretor da Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation (GCMMF), que vende os produtos da marca Amul, R S Sodhi.
O consumo de leite na região é principalmente direcionado pelas altas taxas de natalidade, aumento nas rendas, melhoras nas dietas, crescimento no varejo moderno, urbanização e programas de leite escolar. A competição está aumentando entre as companhias internacionais de lácteos, com seis países na Associação das Nações do Sudeste da Ásia (ASEAN) – Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã – cada vez mais dependendo das importações. O Rabobank previu que o comércio de lácteos na região tenha ultrapassado 1,6 milhão de toneladas em 2012, o que significa uma oportunidade de exportação de US$ 5,5 bilhões (veja matéria relacionada: http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/sudeste-da-asia-sera-campo-de-batalha-para-processadores-de-lacteos-diz-rabobank-84629n.aspx).
“Vemos 7.000-8.000 toneladas de leite em pó desnatado todo mês. Os produtores se beneficiam disso, à medida que temos bons preços do mercado internacional”, disse Sodhi. Somente a Amul exportou cerca de Rs 1 bilhão (US$ 16,84 milhões) em leite em pó desnatado de abril a junho. A empresa prevê exportações de Rs 3 bilhões (US$ 50,51 milhões) nesse ano financeiro.
De acordo com membros do setor, o leite em pó indiano custa cerca de US$ 3.450 a tonelada. Nações competidoras, como Austrália e Nova Zelândia têm preços de US$ 3.550-US$ 3.650 a tonelada). Um dólar mais forte com relação à rúpia indiana beneficia os exportadores. “Os preços estão se tornando lucrativos. Quando o dólar era Rs 56, o preço estava em Rs 192 (US$ 3,23); agora, está em mais de Rs 207 (US$ 3,48) por quilo”, disse o produtor de leite do norte da Índia, Viney Mahajan.
“O sudeste da Ásia é um mercado importante. As exportações de leite em pó são um negócio de commodity, por isso, nossa vantagem é nossa qualidade e preço. Entretanto, apesar de ter um excedente na produção de leite, ainda somos um exportador pequenol. Dificilmente exportamos 1% de nossa produção total”, disse o presidente da Hatsun Agro Products, R G Chandramogan. A companhia exporta leite em pó desnatado a alguns países da região, disse ele. As exportações totais de leite em pó da Índia provavelmente tocarão 100.000 toneladas nesse ano.
A reportagem é do http://www.business-standard.com, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint.