Companhias britânicas lançam campanha Enjoy Milk

O Free Range Milk Marketing Board (FRMMB), que representa um grupo de mais de 700 produtores de leite no Reino Unido, lançou uma nova campanha - a Enjoy Milk. Ela visa proporcionar aos consumidores a oportunidade de eles escolherem leite fresco 100% de fazendas britânicas e que também, seja produzido por vacas a pasto.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Free Range Milk Marketing Board (FRMMB), que representa um grupo de mais de 700 produtores de leite no Reino Unido, lançou uma nova campanha – a Enjoy Milk. Ela visa proporcionar aos consumidores a oportunidade de eles escolherem leite fresco 100% de fazendas britânicas e que também, seja produzido por vacas a pasto.

De acordo com o ex-produtor de leite, Nick Hiscox, fundador da campanha Enjoy Leite, o leite produzido pelos produtores da Enjoy Milk terá uma tampa preta, em vez das tampas tradicionais azuis, verdes e vermelhas. A intenção, é que os consumidores saibam que o leite foi aprovado como produzido ao ar livre e negociado por meio de um comércio justo.

Enjoy Milk

Há uma percepção que os consumidores britânicos se mostram mais adeptos ao leite produzido por animais criados no sistema "free range", já que 86% dos entrevistados em uma pesquisa do YouGov em 2015 concordaram que “vacas leiteiras do Reino Unido deveriam ser criadas em pastagens e não ser permanentemente alojadas em confinamento”. O FRMMB, órgão que está por trás da campanha Enjoy Milk, desenvolveu um processo de inscrição e procedimento de conformidade para garantir a integridade 100% do leite de fazendas leiteiras Enjoy Milk.

As fazendas leiteiras do Enjoy Milk precisam se comprometer a deixar as vacas pastando ao ar livre o máximo de dias possível. Embora nenhuma fazenda leiteira seja igual à outra, é possível determinar se uma fazenda individual está comprometida com a produção a pasto ou não.

O confinamento rotineiro do rebanho leiteiro em épocas do ano em que, razoavelmente as vacas poderiam ficar nas pastagens, não é permitido. Exceções serão feitas para eventos adversos que requerem confinamento temporário, tais como inundações ou questões de biossegurança. Todos os candidatos devem apresentar evidências que mostrem que criam as vacas ao ar livre. Para ser robusto, mas sem causar um encargo adicional sobre os produtores que já estão pressionados, essa evidência será baseada em dados existentes da fazenda.

Isto inclui um plano total da fazenda mostrando as áreas definidas de pastoreio e as áreas reservadas para a conservação de forragem de inverno, tais como silagem; o número de unidades pecuárias mantidas na fazenda; e evidências que mostrem instalações adequadas para todo o rebanho que requerem tais instalações da estação de pastagem.

Todos os produtores do Enjoy Milk terão que apresentar planos anuais de manejo mostrando evidências claras do período de pastagem alcançado. A equipe do Enjoy Milk também está investigando um pacote interativo de software para tornar o processo de conformidade e monitoramento mais fácil e em tempo real.

Enjoy Milk

Na ausência de uma definição legal para vacas leiteiras “free ranging”, a proposta é que haja uma clareza total sobre o que significa a criação ao ar livre do Enjoy Milk, para que cada produtor de leite e consumidor possa comprar com confiança. Além de apoiar o leite de vacas criadas a pasto, 87% dos consumidores, na mesma pesquisa do YouGov, queriam "que os produtores recebessem um bom preço pelo leite".

Há também alguns exemplos sendo praticados nos quais os produtores de leite britânicos estão fornecendo o produto direto aos varejistas (como a rede Tesco), sob um custo de contrato de produção. No entanto, esses produtores de leite são apenas uma fração do setor leiteiro total. Estima-se que 82% dos produtores de leite não estão em um contrato de fornecimento direto com varejistas - cerca de 7.800 fazendas no Reino Unido.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?