A companhia chinesa de lácteos Yashili International Holdings obteve a aprovação do Overseas Investment Office (OIO) da Nova Zelândia para construir uma planta em Pokeno, que deverá ficar operacional até o final do próximo ano.
Yashili, que produz fórmulas para bebês e produtos de leite de soja em pó, produzirá até 52.000 toneladas de produtos terminados e semi-terminados por ano, criando cerca de 100 empregos locais para a economia de Waikato. As propostas para os fornecedores de leite estão sendo feitas e a companhia está sendo autorizada a construir no Gateway Business Park em Pokeno.
A localização oferece fácil acesso para rodovias e ferrovias para dois dos maiores portos da Nova Zelândia – Tauranga e Auckland -, bem como colocando a Yashili no centro da produção leiteira da Nova Zelândia.
A companhia faz sua fórmula para bebês exclusivamente com leite da Nova Zelândia desde 2010. Essa proposta foi parte do acordo com a maior companhia de lácteos da China, Yili, para construir plantas de processamento na Nova Zelândia para suprir a crescente demanda chinesa por fórmulas infantis.
A Yili está esperando aprovação do OIO para construir uma planta de fórmulas para bebês de NZ$ 214 milhões (US$ 179,90 milhões) em Canterbury, que cobrirá 38 hectares. O acordo também levará à aquisição da Oceania Group.
As propostas seguem uma tensão referente a investimentos chineses na Nova Zelândia após a jornada de dois anos da Shanghai Pengxin em cortes para comprar 16 fazendas leiteiras em Waikato que compõem propriedade agrícola da Crafar. A batalha resultou em uma ordem judicial para que o OIO considerasse as propostas de investimentos estrangeiros mais cuidadosamente, apesar das indicações do Governo de que o processo se tornaria mais acessível.
O economista do Banco da Nova Zelândia, Tony Alexander, disse que essa aprovação é positiva para a economia do país. “Um dos principais desafios da indústria de lácteos da Nova Zelândia é mais do que simplesmente ter mais animais na terra e produzir mais leite cru. É aumentar a quantidade de processamento com valor agregado que estamos fazendo”.
A Yashili International Holdings é uma companhia de Chaozhou, em Guangdong, na China, fundada pela família Zhang em 1983. A companhia vende produtos sob as marcas Yashili, Scient e Merla em cerca de 105.000 lojas varejistas da China. No ano passado, a empresa teve lucros de NZ$ 90 milhões (US$ 75,65 milhões).
A reportagem é do stuff.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Companhia chinesa Yashili obtém aprovação para construção de planta de lácteos na Nova Zelândia
A companhia chinesa de lácteos Yashili International Holdings obteve a aprovação do Overseas Investment Office (OIO) da Nova Zelândia para construir uma planta em Pokeno, que deverá ficar operacional até o final do próximo ano.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.