Comissão Europeia rejeita rotulagem obrigatória do país de origem dos lácteos

Enquanto um projeto de lei para revogar os requerimentos da rotulagem do país de origem (COOL, da sigla em inglês) da carne nos Estados Unidos está no Congresso, uma medida para tornar os requerimentos de COOL dos lácteos na União Europeia (UE) obrigatório foi rejeitada. Em maio, a diretoria geral para Desenvolvimento Agrícola e Rural da Comissão Europeia emitiu um relatório notando que o mercado da UE já tem rotulagens voluntárias extensivas para os mercados de leite e carne.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Enquanto um projeto de lei para revogar os requerimentos da rotulagem do país de origem (COOL, da sigla em inglês) da carne nos Estados Unidos está no Congresso, uma medida para tornar os requerimentos de COOL dos lácteos na União Europeia (UE) obrigatório foi rejeitada.

Em 20 de maio, a diretoria geral para Desenvolvimento Agrícola e Rural da Comissão Europeia emitiu um relatório notando que o mercado da UE já tem rotulagens voluntárias extensivas para os mercados de leite e carne. As rotulagens adicionais geralmente se referem a estados membros da UE ou regiões geográficas, dando aos consumidores as informações que eles precisam para tomar decisões de compras baseadas na origem.

Tornar essa rotulagem obrigatória imporia um encargo adicional à indústria e às autoridades de regulamentação, sem indicação clara dos benefícios que ultrapassariam os custos, disse o relatório. O relatório indicou que a rotulagem obrigatória do leite usado como ingrediente de produtos lácteos poderia resultar em impactos econômicos adversos, adicionar requerimentos de rastreabilidade e ser onerosa para produtos altamente processados.

Apesar do interesse dos consumidores pela origem do leite, pelo leite usado como um ingrediente nos produtos lácteos e pelas carnes, a disponibilidade dos consumidores de pagar por essa informação parece ser modesta. Apesar do custo de rotulagem da origem do leite poder ser geralmente modesto, seu impacto entre os operadores seria irregular, com alguns deles tendo que introduzir sistemas adicionais de rastreabilidade com aumentos substanciais de custos, particularmente aqueles localizados nas regiões de fronteira ou em áreas não autossuficientes em leite.

A diretora executiva do Dairy UK, Judith Bryans, expressou seu desapontamento com a medida. O Dairy UK – associação comercial para a cadeia de fornecimento de lácteos britânica, incluindo produtores, cooperativas, compradores de garrafas de leite e processadores – pediram pela COOL obrigatória por muitos anos. A rotulagem é atualmente voluntária.

“Estamos desapontados em ver que o relatório da Comissão descobriu que a Rotulagem do País de Origem voluntária pode ser uma opção mais adequada para os produtos lácteos do que um sistema obrigatório”, disse Bryans. “Há uma demanda óbvia dos consumidores por informações mais claras do país de origem dos produtos alimentícios. Dessa forma, faz sentido tomar o próximo passo e introduzir esses requerimentos para o leite e o leite usado em ingredientes de produtos lácteos”.

“O sistema de rotulagem obrigatória ajudaria a indústria de lácteos do Reino Unido a mostrar seus produtos e garantir aos consumidores sua proveniência”, continuou ela. “Nosso leite, nossos queijos, nosso iogurte e todos os grandes produtos lácteos britânicos são importantes na dieta do Reino Unido e devemos nos orgulhar do que produzimos”.

A reportagem é do Dairy Herd Management, traduzida pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?