Comissão Europeia propõe extensão à intervenção de lácteos e ao auxílio ao armazenamento privado
A Comissão Europeia está propondo a extensão ao atual período de intervenção para leite em pó desnatado e manteiga, do final de setembro para 31 de dezembro de 2015. Isso será imediatamente seguido pela introdução de medidas de intervenção para 2016, cobrindo o período de 1 de janeiro até 30 de setembro se forem aprovadas em Bruxelas.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Isso será imediatamente seguido pela introdução de medidas de intervenção para 2016, cobrindo o período de 1 de janeiro até 30 de setembro se forem aprovadas em Bruxelas.
No que se refere às medidas de suporte para lácteos do Auxílio para Armazenamento Privado, o atual esquema se estenderá de 30 de setembro de 2015 a 29 de fevereiro de 2016.
Essas emendas às medidas de suporte estão sendo propostas por Bruxelas diante da contínua pressão de baixa impactando os mercados mundiais de lácteos e o impacto do embargo russo nas importações de alimentos da UE. Significativamente, a Comissão em Bruxelas não está propondo quaisquer mudanças na atual intervenção ou nos auxílios à estrutura de preços do armazenamento privado.
Ao mesmo tempo, a Irish Co-operative Organisation Society (ICOS) confirmou que a Lituânia se tornou o primeiro estado membro a oferecer volumes de leite em pó desnatado à intervenção pública, com 197 toneladas de leite em pó oferecidas no começo dessa semana. Foi previsto que a Lituânia planeja oferecer cerca de 500 toneladas de leite em pó desnatado à intervenção a cada semana até o final de agosto. O país foi mais diretamente afetado do que todos os estados membros da UE pelo embargo russo.
O diretor executivo da United Dairy Farmers, David Dobbin, disse que é provável que os processadores de leite em pó desnatado da Irlanda do Norte em breve seja enviado para intervenção, à medida que os retornos atuais do mercado de leite em pó estão abaixo do nível de intervenção.
“Não há precisão de nenhuma mudança imediata nos mercados até que a produção de leite abrande ou a demanda melhore. A Comissão Europeia não está disposta a melhorar os preços de intervenção, alegando que a crise de curto prazo é necessária para reduzir a oferta de leite. Essa é a pior situação do mercado que vi pessoalmente em meu tempo de setor leiteiro e estou bem consciente das dificuldades pessoais que muitos produtores de leite estão enfrentando”.
A reportagem é do portal Agriland, traduzida pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.