Comissão Europeia faz previsões favoráveis para setor de lácteos em médio prazo

Apesar da certa pressão de baixa nos preços na atual situação do mercado, as previsões de médio prazo para o leite e as commodities lácteas são favoráveis, direcionadas pela demanda firmemente crescente mundial [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Apesar da certa pressão de baixa nos preços na atual situação do mercado, as previsões de médio prazo para o leite e as commodities lácteas são favoráveis, direcionadas pela demanda firmemente crescente mundial, de acordo com o relatório de previsões até o ano de 2024 divulgado recentemente pela Comissão Europeia (pode ser acessado, em inglês, aqui).

A produção de leite deverá aumentar na União Europeia (UE), bem como em outras importantes regiões produtoras de leite do mundo. Os preços do leite na UE deverão permanecer relativamente firmes, em cerca de 350 euros (US$ 435,12) por tonelada graças ao consumo doméstico lentamente crescente, que ainda absorve quase 90% da produção da UE.

As captações de leite poderão alcançar 158 milhões de toneladas até 2024, ou seja, 12 milhões de toneladas a mais do que em 2014. Entretanto, a expansão da produção de leite na UE está limitada pelo aumento da produção em partes concorrentes do mundo, pela taxa de crescimento das importações mundiais, pelas restrições ambientais e pelo potencial limitado para maior consumo na UE. A produção deverá se concentrar mais nas regiões com menores custos de produção e onde os produtores e os laticínios investiram mais.

Os leites em pó e os queijos absorverão a maioria desse leite adicional produzido na UE. A maior produção de queijos (11 milhões de toneladas até 2024) será direcionada principalmente pelo consumo doméstico. Os leites em pó (leite desnatado, leite integral e soro do leite) são as formas mais fáceis e baratas de transportar leite e mais da metade dos produtos lácteos comercializados são em pó.

Até 2024, a produção de leite em pó desnatado deverá alcançar 1,6 milhão de toneladas, direcionada pela demanda mundial positiva. A produção de leite em pó integral poderia aumentar levemente, enquanto a produção de soro de leite em pó e comércio deverá se expandir de forma significante. A maior produção de leite e leite em pó desnatado andam de mãos dadas com a maior produção de manteiga, a maioria devendo ser absorvida domesticamente.

Os dados são da Comissão Europeia.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?