No início da reunião de ontem (13) da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), os senadores cobraram a regulamentação da Lei 12.689/2012, que trata da fabricação e registro de medicamentos genéricos de uso veterinário. A lei foi sancionada em julho de 2012, após sete anos de tramitação no Congresso, mas na prática ainda não produz efeitos.
O presidente da CRA, Benedito de Lira (PP-AL), explicou que, para uso humano, há diversos laboratórios fabricando produtos genéricos e convencionais, mas para uso veterinário, o mercado é controlado por um pequeno número de grandes empresas. “É lógico que não há interesse dessa indústria farmacêutica [na produção de genéricos], mas não estamos aqui para trabalhar por essa indústria e sim para trabalhar em benefício da pecuária brasileira” – disse.
Ao reforçar os argumentos de Benedito de Lira, Waldemir Moka (PMDB-MS) contou que, durante a tramitação do projeto, era frequente o lobby dos grandes laboratórios pela rejeição do texto. O presidente da CRA teme que a pressão que não conseguiu barrar o projeto agora esteja impedindo a regulamentação da lei. “Esta lei se encontra nas gavetas do Ministério da Agricultura, sem absolutamente nenhuma manifestação do ministério” – afirmou Benedito.
O parlamentar relatou apelos feitos a ministros e secretários da pasta desde a sanção da lei, sem sucesso. Como nova tentativa para buscar sua regulamentação, os senadores aprovaram requerimento para realização de audiência pública sobre o tema, com autoridades do ministério e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na opinião do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), se a situação permanecer inalterada após a audiência pública, a CRA poderá acionar a Justiça para que o governo federal seja obrigado a regulamentar a lei. A iniciativa foi apoiada pelos senadores Acir Gurgacz (PDT-RO), Cyro Miranda (PSDB-GO), Ana Amélia (PP-RS) e Jayme Campos (DEM-MT).
Enchentes
Também foi aprovado, na reunião desta quinta-feira, requerimento de Acir Gurgacz para realização de audiência pública para tratar das providências para recuperação das áreas afetadas pelas enchentes do Rio Madeira e seus afluentes. O senador quer saber como o governo federal e os governos dos estados atingidos estão se preparando para enfrentar as perdas nas lavouras e criações nas áreas alagadas. “Essa audiência pública é para nos prepararmos para o pós-enchente. Muitas pessoas perderam tudo, perderam suas casas, perderam sua produção e sua renda. Queremos ouvir dos representares dos ministérios como vamos reconstruir essa região, que foi afetada pela enchente do Rio Madeira” – disse o senador por Rondônia.
Devem ser convidados para o debate, agendado para o dia 3 de abril, representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agricultura; da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Desenvolvimento Social (MDS), além de secretários de Agricultura e de Ação Social do estado de Rondônia.
As informações são da Agência Senado.
Comissão de Agricultura cobra implantação da lei de genéricos veterinários
No início da reunião de ontem (13) da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), os senadores cobraram a regulamentação da Lei 12.689/2012, que trata da fabricação e registro de medicamentos genéricos de uso veterinário. A lei foi sancionada em julho de 2012, após sete anos de tramitação no Congresso, mas na prática ainda não produz efeitos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.