Produtores de leite dos municípios de Macuco, Itaperuna e Valença, no Rio de Janeiro, recebem a visita do Projeto Campo Futuro nos dias 04, 05 e 06 de maio. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o projeto levanta os custos de produção da atividade para auxiliar os pecuaristas na administração de gastos, riscos de preços e gerenciamento da propriedade rural. Os painéis contam com a participação de produtores, técnicos da agroindústria, sindicatos e associações rurais e representantes de lojas de insumos da pecuária leiteira.
De acordo com a assessora técnica da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Lilian Figueiredo, um dos principais gargalos que o produtor enfrenta é a falta de informações gerenciais na propriedade, para planejamento, análise do fluxo de caixa e custos de produção. “Com o levantamento do Campo Futuro, será possível auxiliar o produtor de leite na tomada de decisão para minimizar os custos e otimizar os investimentos na atividade”, afirma Lilian. Neste ano, os técnicos do projeto já coletaram dados em Sergipe e Rondônia e depois de Rio de Janeiro, seguem para Pernambuco e Santa Catarina.
Além dos indicadores zootécnicos, como taxa de mortalidade, ganho de peso e duração da lactação, o Campo Futuro apresenta outros indicadores que servem para maior compreensão dos sistemas de produção, são eles: produção média de leite, área utilizada para pecuária, vacas em lactação, rebanho e mão de obra permanente.
O Campo Futuro é um projeto que alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural. A geração de informações é tarefa da CNA, em parceria com universidades, centros de estudos, institutos e fundações. O projeto consiste na elaboração de indicadores de conjuntura e de desempenho que têm como base os levantamentos de dados - chamados de painéis - realizados nos municípios representativos na produção agropecuária. Depois, é feito o acompanhamento mensal dos preços dos insumos e dos custos de produção nessas localidades.
As informações são da Assessoria de Comunicação CNA.
CNA pesquisa custo de produção da pecuária de leite no Rio de Janeiro
Produtores de leite dos municípios de Macuco, Itaperuna e Valença, no Rio de Janeiro, recebem a visita do Projeto Campo Futuro nos dias 04, 05 e 06 de maio. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o projeto levanta os custos de produção da atividade para auxiliar os pecuaristas na administração de gastos, riscos de preços e gerenciamento da propriedade rural.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.