CNA lança o Ano do Café com Leite

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou o Ano do Café com Leite, a partir do mês de maio deste ano. A meta é aumentar a competitividade da produção leiteira no Brasil e expandir o consumo do café no País e no mundo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou o Ano do Café com Leite, a partir do mês de maio deste ano. A proposta foi apresentada pela presidente da entidade, senadora Kátia Abreu, ao Conselho de Representantes da CNA, em reunião nesta última quinta-feira (23/5), em Brasília, sendo aprovada por unanimidade.

A meta é aumentar a competitividade da produção leiteira no Brasil e expandir o consumo do café no País e no mundo. São atividades desenvolvidas por uma maioria absoluta de pequenos produtores, que representam atualmente cerca de 80% do total de pecuaristas de leite e cafeicultores que atuam nos dois segmentos.

Serão desenvolvidos ações e programas destinados a estimular os cerca de um milhão de produtores de leite a expandir a produção e ganhar competitividade, capacitando-se a abastecer o mercado interno, que vem crescendo 5,4% ao ano, enquanto a produção de leite aumentou 4,6% ao ano, entre 2008 e 2012, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A maioria dos 380 mil produtores de café do País também são pequenos cafeicultores, que hoje somam 290 mil agricultores que se dedicam à atividade nas principais regiões produtoras. As ações a serem desenvolvidas pela CNA na esfera internacional pretendem inseri-los no mercado exportador, estimulando a expansão do consumo do produto em países como a China, que ainda não são grandes consumidores de café.

As informações são da Assessoria de Comunicação da CNA, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Francisco Sérgio Lange
FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 01/06/2013

Tá bom, concordo plenamente. Agora, como será que a CNA pretende fazer isso? Como ela mesmo diz, tanto no leite como no café, há envolvimento de grande numero de pequenos produtores em regime de agricultura familiar e até o momento o que vemos é um forte posicionamento da CNA em torno de grandes produtores (agronegócio exportação). Torço pra que isso não fique apenas no discurso.
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 28/05/2013

Quero parabenizar a ilustre senadora Kátia Abreu, por mais esta iniciativa.

Para nós brasileiros o famoso café - com -  leite já é uma tradição, pelo menos em boa parte do País. Tanto que, algumas das grandes empresas do setor, estão lançando máquinas modernas que já servem os famosos capuchinos e outras misturas de leite com café.

Quanto mais promoção houver, melhor será, tanto para os produtores de leite, quanto para os de café.

Já lá fora, é mais difícil implantar este hábito tão salutar e nutritivo. O importante é este ponta-pé inicial que foi dado pela CNA.

Atenciosamente,

Fernando Melgaço
eli valera nabanete
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/05/2013

Tudo bem CNA (Katia Abreu) que essas açoes sao  importantes,mas temos que brigar  eh com o Governo mesmo,  que deve intervir no mercado imediatamente.Puxa vida, se temos( o estado) bilhoes e mais bilhoes para fazer  Arenas em Manaus,Recife,Brasilia, e outras tantas em locais que nao tem expressao nenhuma no futebol e que depois ficarao abandonadas (vide engenhao) porque eh que o Governo nao destina um pouco desses recursos para compra de cafe.Pelo amor de Deus.sera que esse  nao se sensibiliza com essa afronta por que passamos?
Qual a sua dúvida hoje?