A Nova Zelândia é fonte de virtualmente todas as importações de leite em pó integral da China. As ofertas desse produto da Nova Zelândia caíram substancialmente na segunda metade de 2012/13 devido à severa seca que ocorreu nas principais regiões produtivas do País.
A falta de oferta disponível da Nova Zelândia nos últimos meses fez com que a China buscasse fornecedores alternativos para esse produto. Em agosto, a China importou 1.857 toneladas de leite em pó integral de fornecedores europeus, 900 toneladas do Uruguai, 275 toneladas da Argentina e 388 toneladas da Austrália. Contudo, a Nova Zelândia continuou sendo o maior exportador, fornecendo 18.000 toneladas. Em 2012, a China importou quase 43.000 toneladas de leite em pó integral deste País.
Neste ano, a China importou 27,5% mais leite em pó integral do que durante os primeiros oito meses de 2012. Cerca de 95% desses produtos foram fornecidos pela Nova Zelândia. A forte demanda chinesa por leite em pó integral está apoiando os preços nos mercados globais desse produto. As séries de preços do Agrifax para leite em pó integral ficou em média acima de US$ 5.000/tonelada nos últimos seis meses. Nunca antes o preço do leite em pó integral permaneceu em níveis elevados por um período tão longo.
O mercado futuro no NZX Dairy Futures está mostrando uma inclinação para baixo na curva, indicando que os preços para o produto físico podem também começar a cair.
A reportagem é do http://agrihq.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.