ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

China e Rússia criam maior fazenda de leite do mundo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/02/2022

4 MIN DE LEITURA

1
1

A maior “fábrica de leite” do mundo foi construída na China para suprir a demanda da Rússia após o boicote à importação de leite da União Europeia (UE). A tensão entre Rússia e UE, não é algo recente, da mesma forma que a relação da primeira com a China. Os asiáticos investiram na construção da maior fazenda de leite do mundo com um rebanho que mira 500.000 vacas em lactação! 

No total, com a expansão da capacidade da propriedade o rebanho chegará a meio milhão de vacas leiteiras. Antes do boicote da Rússia, a União Europeia exportava cerca de 300.000 toneladas de queijo (cerca de 25% da produção) para a Rússia anualmente. Agora, são os asiáticos quem mantém domínio sobre a grande parte deste mercado e, claro, já projetam uma nova expansão.

A Modern Dairy da China já tem o maior rebanho leiteiro do mundo, com cerca de 135 mil vacas leiteiras, dados divulgados em 2019. Eles registraram 1,28 milhão de toneladas de leite em 2018. Esta empresa administra seu rebanho em 26 localidades localizadas em sete províncias diferentes na China. 

Já sendo considerada a maior fazenda do mundo, conforme supracitado, ela já conta com mais de 1 bilhão de yuan (161 milhões de dólares) de investidores da Rússia e da China. China’s Zhongding Dairy Farming e Russia’s Severny Bur, essas são as comandantes e trabalham juntas no projeto. A alimentação do gado será oriunda de plantações em áreas de aproximadamente 100.000 hectares, a maioria na Rússia (no total, a fazenda tem 9.105.427 hectares). 

A empresa já está bem encaminhada para alcançar este objetivo futuro, uma vez que, desde o lançamento do “Plano de Liderança de 5 anos”, adquiriu as empresas Fuyuan International e Zhongyuan Dairy. Após a conclusão da aquisição dessas 2 empresas, o número total de animais na Fazenda Moderna será de mais de 330.000 e a produção anual será superior a 2 bilhões de kg de leite. 

Entretanto, se o projeto parece desafiador para você, essa é uma verdade. O maior desafio não é encontrar o mercado consumidor, mas sim encontrar vacas suficientes para suprir a demanda do projeto. Não será do dia para noite, até porque encontrar milhões de vacas, necessárias para novas fazendas, é um longo processo.

A expansão desta fazenda de gado leiteiro aconteceu em 2015, quando a Rússia proibiu os produtos lácteos da UE, como resposta à crise na Ucrânia. Mais uma vez, diante deste conflito, o mercado entre China e Rússia deve continuar em expansão. 

 

Dados da fazenda 

Localização: Heilongjiang, China 
Área: 9.105.427 hectares (3.762.573 Alqueires paulistas) 
Tipo: Fazenda leiteira 
Quantidade de animais: 135.000 
Produção : 900 milhões de litros de leite/ano 
Proprietários: Zhongding Dairy Farming e Severny Bur 

Em 23 de março de 2021, a China Modern Dairy Holding Co., Ltd. (1117. HK) anunciou seu desempenho anual de 2020. Os principais indicadores da empresa são inovadores e altos, com lucro superando as expectativas: receita de vendas de RMB 6,020 bilhões ( RMB, o mesmo abaixo), com um crescimento anual de 9%. O EBITDA caixa registrou 2,265 bilhões de yuans, um aumento de 11% ano a ano.  

O lucro líquido da empresa foi de 784 milhões de yuans, com um crescimento anual de 124%, um recorde. Se o impacto de eventos pontuais for eliminado, o lucro líquido principal da empresa chegará a 712 milhões, com um crescimento ano a ano de 277%. 

O fluxo de caixa líquido das atividades operacionais foi de 1,939 bilhões de yuans, excluindo o impacto único da entrada de caixa de 380 milhões de yuans do fluxo de caixa das Ações Prometidas realizado no ano passado, um aumento de 16% ano a ano. 

 

Por que fazendas em grande escala? 

Esta tendência na produção de leite na China é única, mas o motivo para isso não deve ser uma surpresa – já que este é um caminho a seguir em um país que tem uma grande demanda por produtos lácteos. Os benefícios da agricultura em grande escala são:

  • A compra centralizada por empresas agrícolas em grande escala lhes dá poder para estabilizar os preços e a qualidade da forragem e dos alimentos para os animais e os torna menos vulneráveis às flutuações dos preços dos alimentos.   
  • Essas empresas possuem uma equipe completa e podem ter especialistas em cada área dentro da operação da pecuária leiteira. Isso leva a uma gestão adequada e sistemática do pessoal da fazenda e dá a essas empresas a capacidade de garantir o treinamento e o ensino dos funcionários para que sejam o mais eficientes possível.   
  • Fazendas em grande escala dão oportunidade para áreas de trabalho especializadas onde cada funcionário tem tarefas específicas e uniformes, resultando em alta profissionalidade e produtividade tanto dos animais quanto dos funcionários.

As informações são do Compre Rural.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/02/2022

Estão defendendo a sua população no que talvez seja o alimento mais importante ao ser humano , o leite e seus derivados , sem depender de outros países , agora, a ajuda aos produtores de alimentos em geral era pra ser subsidiado principalmente no Brasil , a saúde em geral agradeceria , fazendo até uma troca , em vez de jogar dinheiro público fora com politicos , investiria no produtor rural dando-lhe melhores condições.
MilkPoint AgriPoint