China amplia investigação de lácteos e avalia possível abuso de dominância de mercado da Tetra Pak

A China está ampliando suas investigações sobre as indústrias de alimentos e de lácteos incluindo a companhia de embalagem, Tetra Pak Group, por um possível abuso de dominância de mercado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A China está ampliando suas investigações sobre a indústria de alimentos e de lácteos incluindo a companhia de embalagem, Tetra Pak Group, por um possível abuso de dominância de mercado.

A Administração Estadual para Indústria e Comércio organizou mais de 20 de suas agências regionais para investigar as alegações, disse seu diretor, Zhang Mao. A Administração também está investigando 23 casos de possíveis violações de monopólio, segundo informações de seu site na internet.

A investigação da Tetra Pak é o último sinal das investigações das operações de companhias estrangeiras na segunda maior economia do mundo. As unidades de nutrição infantil da Nestlé SA e da Danone estão cortando alguns preços após o país ter reportado em 2 de julho que o governo começou a avaliar possíveis fixações de preços pelas produtoras globais de fórmulas infantis. As indústrias farmacêuticas, incluindo GlaxoSmithKline Plc, estão sendo avaliadas separadamente.

A Tetra Pak foi solicitada pelas autoridades chinesas a fornecer informações sobre seus negócios na China há algumas semanas, disse o porta-voz, Christopher Huntley. “Não temos nenhuma informação sobre uma investigação formal”. A informação requerida foi “muito abrangente” e a companhia está cooperando, disse ele, não informando mais detalhes.

A Tetra Pak, que entrou no mercado chinês em 1972, processa alimentos, incluindo lácteos e leite, bem como sorvetes, de acordo com seu site. A companhia tem um centro de pesquisa e desenvolvimento em Xangai e fábricas nas cidades de Pequim, Foshan, Kunshan e Hohhot.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, que assumiu o cargo em março, comprometeu-se a erradicar abusos de consumo. A Apple Inc. e a Yum! Brands Inc. estão entre as companhias estrangeiras que tiveram que se desculpar nesse ano com os consumidores chineses após autoridades começarem investigar suas operações.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) da China começou uma investigação dos preços das fórmulas infantis vendidas pela Nestlé e outras companhias estrangeiras, incluindo Mead Johnson Nutrition Co., Abbott Laboratories, e a produtora holandesa, Royal FrieslandCampina NV. A companhia doméstica Biostime International Holdings Ltd. também está sendo investigada. A NDRC tem evidências que mostram que seus preços aumentaram em cerca de 30% desde 2008, o mesmo ano em que o leite em pó contaminado com o composto químico melamina matou pelo menos seis bebês, gerando desconfiança entre os consumidores chineses no leite local e direcionando-os a comprar marcas estrangeiras.

A Fonterra Cooperative Group Ltd., maior exportadora mundial de lácteos, foi contatada em uma “ampla investigação dos produtos lácteos aos consumidores na China” e está cooperando com as autoridades, disse a companhia. Nestlé e Danone baixaram os preços de seus produtos após as investigações (veja matéria relacionada: Nestlé e Danone cortam preço de leite em pó depois de investigações na China ).

A reportagem é do Bloomberg, traduzida e adaptada pela Equipe Milkpoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Homilton Narcizo da silva
HOMILTON NARCIZO DA SILVA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/07/2013

Ja pensaram se estas atitudes fossem tomadas no Brasil o que naõ aconteceria? Parabens ao governo Chines.

Abraços Homilton
Raoni Beni Cristovam
RAONI BENI CRISTOVAM

DRACENA - SÃO PAULO - ZOOTECNISTA

EM 10/07/2013

É assim mesmo que as coisas funcionam em países sérios. Parabéns ao povo chinês.
Qual a sua dúvida hoje?