Chile: produtores temem fusão entre Nestlé e Soprole

O presidente da Federação Nacional de Produtores de Leite do Chile (Fedeleche), Eduardo Schwerter, se reuniu com diretores da Nestlé na Suíça e reiterou a desaprovação da federação com relação à fusão da multinacional suíça com a subsidiária da neozelandesa Fonterra no Chile, Soprole.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O presidente da Federação Nacional de Produtores de Leite do Chile (Fedeleche), Eduardo Schwerter, aproveitou uma viagem à Itália para visitar diretores da Nestlé na Suíça. Nessa reunião, reiterou a desaprovação da federação com relação à fusão da multinacional suíça com a subsidiária da neozelandesa Fonterra no Chile, Soprole.

Ele disse que a Fedeleche não é favorável à concentração de mercado e que mesmo tendo dito que não estavam dadas as condições para seguir insistindo na possibilidade de fazer uma joint venture, o Tribunal do Chile não decidiu finalmente, de forma que ainda resta a dúvida se essa fusão pode voltar a qualquer momento.

Em seu encontro com a Nestlé, o dirigente conheceu os planos da companhia para sua nova planta em Osorno, que será orientada à produção de produtos de maior valor agregado. "Confirmaram que poderia ser uma das vias para abastecer o mercado asiático. Isso nos dá um cenário bastante positivo".

Atualmente, o setor leiteiro chileno está tranquilo. Na semana que vem, os produtores se reunirão para discutir como responderão ao requerimento da Fiscalía Nacional Económica que solicita antecedentes com relação às supostas atuações coordenadas entre Nestlé e Soprole no mercado de compra de leite. "Isso é produto de uma investigação de vários meses. Somente estão solicitando antecedentes. Estamos vendo como responder".

Nesse ano, a captação de leite no Chile alcançará os 2,5 bilhões de litros, com um crescimento de cerca de 5%. A Fedeleche espera aumentar as exportações e o consumo interno, chegando a 160 litros per capita. Hoje em dia, após um período de baixas margens, estão sendo reorganizados os créditos para cobrir seus déficits.
A reportagem é do www.pulso.cl, publicado no site Lechería Latina, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?