O evento, que focará na produção, transformação e consumo de leite e produtos lácteos, reunirá profissionais de referência de toda a cadeia láctea das Américas e do resto do mundo para debaterem sobre as atualizações do mercado e planejar as tendências do futuro da indústria. Ao mesmo tempo, proporcionará uma troca de experiências entre os participantes (networking), reforçando a integração entre a comunidade técnica e o mundo dos negócios.
Os organizadores do evento – Federação Pan-Americana do Leite (Fepale) e a Federação Nacional de Produtores de Leite (Fedeleche) – reforçam a importância da realização de um evento dessa magnitude visto a situação atual do mercado lácteo e suas implicações. A ideia é que o evento abranja uma amostra global do setor leiteiro internacional. De acordo com Ariel Londisky, secretário-geral da Fepale, no contexto da situação do setor leiteiro mundial, o evento surge como uma oportunidade para analisar o que está acontecendo. “Os especialistas compartilharão suas opiniões e conhecimento sobre a situação e a perspectiva futura”, completou.
No Congresso, palestrantes de alto nível abordarão, além de assuntos relacionados à situação atual nas áreas da economia e mercado, temas sobre produção e evolução do consumo.
Participantes
Pela abrangência de temas que serão abordados no evento, espera-se a participação de representantes do setor leiteiro de aproximadamente 30 países entre técnicos, produtores de leite, representantes da indústria, autoridades do governo, acadêmicos, pesquisadores, instituições, entre outros. “O Congresso, além de profissionais da América Latina, contará com a presença da América Central, América do Norte e já temos confirmada a participação de países da Europa, Oceania e também África e Ásia”, pontuou Londisky.
O presidente da Fedeleche, Juan Horacio Carrasco, destacou o apoio de parceiros, como o Ministério da Agricultura do Chile (Gabinete de Estudos e Políticas Agrárias [ODEPA] e Instituto de Investigação Agrária [INIA]), além da Cooperativa Agrícola e Leiteira da União, Colún, que se juntou ao patrocínio da prefeitura e de várias outras companhias.
O Congresso também conta com o patrocínio de grandes organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Atrações do Congresso
No Congresso ocorrerão várias atrações, com destaque para uma Feira Industrial e Comercial, onde empresas de diferentes países apresentarão novos equipamentos e suprimentos para o setor lácteo. Algumas visitas técnicas a produtores e instalações industriais também serão realizadas para o conhecimento da realidade leiteira nacional em termos de produção e processos industriais.
Também é esperada a realização da XXXI Reunião de Ministros do Conselho Agropecuário do Sul correspondente ao primeiro semestre de 2016 e uma reunião da Rede Latino-Americana de Laboratórios Dairy - Redlat. Para as Federações organizadoras do evento, é um privilégio o Congresso ser anfitrião dessa importante reunião composta pelos ministérios da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
O Congresso também terá um espaço para a apresentação e divulgação de estudos e pesquisas relacionadas ao mundo do leite, envolvendo também a área médica, responsável por pesquisar a importância do consumo e inserção de produtos lácteos na dieta das populações. Para saber a regulamentação de envio, clique aqui.
Para mais informações sobre o Congresso, acesse: http://congresofepale2016.cl/